Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comandante Atual
Início do conteúdo da página

Comandante Atual

Acessos: 5868

 General de Exército MAURÍLIO MIRANDA NETTO RIBEIRO

 

O General de Exército MAURÍLIO MIRANDA NETTO RIBEIRO ascendeu ao posto atual em 25 de novembro de 2023.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, em 29 de abril de 1964, é filho de MAXIMINO NETTO RIBEIRO (in memoriam) e DAYSE MIRANDA NETTO RIBEIRO (in memoriam).

Incorporou às fileiras do Exército em 26 de fevereiro de 1983, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia em 06 de dezembro de 1986.

Realizou os seguintes cursos militares: Básico Paraquedista; Artilharia de Costa e Antiaérea; Aperfeiçoamento de Oficiais; Altos Estudos Militares; Estado-Maior Conjunto e Direito Internacional dos Conflitos Armados. Também realizou o curso de MBA em Logística Empresarial na Fundação Getúlio Vargas.

Como oficial subalterno e intermediário, desempenhou todas as funções típicas de um oficial da arma de artilharia e foi instrutor da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, sediada no Rio de Janeiro.

Como oficial superior, foi instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (no Rio de Janeiro); Assessor de Defesa Antiaérea no Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (em Brasília); Comandante do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea (em Brasília); Oficial de Operações do Comando da 10ª Região Militar (em Fortaleza); Assessor Militar na Junta Interamericana de Defesa (nos Estados Unidos da América), e Assessor de Defesa no Ministério das Relações Exteriores (em Brasília).

Como Oficial-General, foi Comandante da 1⁠ª Brigada de Artilharia Antiaérea (no Guarujá); Diretor de Sistemas e Material de Emprego Militar (em Brasília); Comandante da 8ª Região Militar (em Belém) e Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (no Rio de Janeiro).

Foi agraciado com 15 (quinze) condecorações nacionais e 01 (uma) internacional.

O General RIBEIRO é casado com a senhora MARCIANE ADRIANA e o casal possui 4 filhos: LUIZ GUSTAVO, GABRIEL, MATHEUS e DANIEL.

registrado em:
Fim do conteúdo da página