Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comandante Atual
Início do conteúdo da página

Comandante Militar do Nordeste

Acessos: 52291


 General de Exército RICHARD FERNANDEZ NUNES

 

     O General de Exército Richard Fernandez Nunes é natural do Rio de Janeiro. Exerceu o cargo de Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército de fevereiro de 2019 até agosto de 2021.

     Sentou praça como aluno na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em 18 de fevereiro de 1978, e foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia, na Academia Militar das Agulhas Negras, em 15 de dezembro de 1984. Foi promovido ao posto atual em 31 de julho de 2021.


     Realizou os seguintes cursos e estágios no Exército Brasileiro:
    Defesa Química, Biológica e Nuclear; Aperfeiçoamento de Oficiais; Comando e Estado-Maior; Adaptação à Caatinga; Comandante de Unidades Blindadas; Política, Estratégia e Alta Administração do Exército; e Comunicação Social.
     No exterior, concluiu o Curso de Altos Estudos Estratégicos no Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional, em Madri.
     É bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e possui o MBA-Executivo da Fundação Getúlio Vargas.

     Como oficial aperfeiçoado, foi comandante de bateria no 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Escola); instrutor do Curso de Artilharia da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais - EsAO; Ajudante-de-ordens do Vice-Presidente da República, e Observador Militar na Missão de Verificação das Nações Unidas na Guatemala (MINUGUA).

     Como oficial de estado-maior, serviu no Comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, no Recife; foi assessor militar e professor na Academia Militar dos EUA, em West Point; e instrutor da Escola de Comando e EstadoMaior do Exército (ECEME).

     Comandou o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado - Grupo Salomão da Rocha, em Curitiba.

     Chefiou o Centro de Estudos Estratégicos da ECEME, gerenciando a sua transformação no Instituto Meira Mattos (IMM).

     Sua última comissão como oficial superior foi a chefia da Divisão de Planejamento e Gestão do Centro de Comunicação Social do Exército - CCOMSEx, em Brasília.  Cumulativamente, coordenou as ações de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, junto ao Comando de Operações Especiais, no Centro de Coordenação de Prevenção e Combate ao Terrorismo, durante a Copa das Confederações FIFA/2013.

     Como oficial-general, comandou a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada - Brigada Silva Paes, em Santa Catarina, tendo assumido, durante o verão 2014/2015 o comando do 5º contingente da Força de Pacificação na Operação São Francisco, no Complexo da Maré. Comandou a ECEME - Escola Marechal Castello Branco, no Rio de Janeiro, no período de setembro de 2016 a março de 2018.

     No período de fevereiro a dezembro de 2018, esteve à frente da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, no contexto da Intervenção Federal.

     Entre as principais condecorações recebidas, destacam-se: Ordem do Mérito da Defesa (Grande-Oficial)
; Ordem do Mérito Militar (Grã-Cruz); Ordem do Mérito Naval (Grande-Oficial); Ordem do Mérito Aeronáutico (Grande-Oficial); Ordem de Rio Branco (Oficial); Ordem do Mérito Judiciário Militar (Alta-Distinção); Ordem do Mérito Ministério Público Militar (Alta-Distinção); Medalha Exército Brasileiro; Medalha de Tributo à Força Expedicionária Brasileira; Medalha Militar Ouro com Passador de Platina; Medalha Corpo de Tropa de Bronze; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha Marechal Trompowsky com Passador de Prata; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Marechal Osorio, O Legendário; Medalha Marechal Hermes (aplicação e estudo) de Prata com duas Coroas; Medalha das Nações Unidas (MINUGUA); Medalha Acadêmica do Exército Peruano, e Medalha dos Serviços Meritórios (EUA).

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página