10ª Brigada realiza certificação do Estado-Maior da FORPRON
A atividade foi conduzida pela 7ª Divisão de Exército, responsável pela Direção do Exercício...
Recife (PE) – De 27 de setembro a 1o de outubro, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) participou da fase construtiva do Exercício de Certificação de Trabalho do Estado-Maior da Brigada. A atividade teve como objetivo avaliar o planejamento e a execução das operações militares, com foco na Defesa da Pátria e no contexto da certificação da Força de Prontidão da Força Terrestre (FORPRON).
Essa etapa do processo de certificação teve início no dia 23 de setembro, com o recebimento da Ordem de Operações do escalão enquadrante pela 10ª Brigada, que por sua vez, emitiu sua ordem às suas organizações militares para que executassem seu planejamento e definissem suas manobras.
Ao longo da semana, as ações planejadas foram colocadas em prática no programa COMBATER, um sistema de simulação de combate online utilizado pelo Exército Brasileiro, cuja finalidade é a simulação das ações das diversas funções de combate, como manobra, logística e apoio de fogos.
O Exercício de Certificação de Trabalho do Estado-Maior da Brigada finalizou com a Análise Pós-Ação (APA), que ocorreu na manhã do dia 1º de outubro, no auditório da Brigada, com a participação do Estado-Maior (EM) da Brigada, dos Comandantes de OM e de seus respectivos EM; de representações do Comando de Operações Terrestres (COTER); do Comando Militar do Nordeste (CMNE); e da equipe de controladores do exercício que se encontravam no Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), localizada no Rio de Janeiro-RJ, que acompanharam e participaram da APA por videoconferência.
A atividade foi conduzida pela 7ª Divisão de Exército, responsável pela Direção do Exercício. Participaram da APA o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Richard Fernandez Nunes; o Comandante da 7ª Divisão de Exército, General de Divisão Vinícius Ferreira Martinelli; o Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes; e do General de Brigada Carlos José Rocha Lima, Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada e Observador e Controlador do Adestramento (OCA).
O exercício prosseguirá até o dia 15 de outubro, com a realização da fase da Simulação Viva, que ocorrerá na cidade de Garanhuns-PE, região agreste do estado de Pernambuco, com o emprego de tropas no terreno.
Redes Sociais