Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > 59º Batalhão de Infantaria Motorizado participa de exercício de apoio à Defesa Civil em Maceió
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

59º Batalhão de Infantaria Motorizado participa de exercício de apoio à Defesa Civil em Maceió

O Comando Militar do Nordeste, por intermédio da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, realizou, nos dias 18, 19 e 20 de maio, no quartel do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz), na cidade de Maceió, a Operação Alagoas II...

  • Publicado: Segunda, 24 de Maio de 2021, 15h00
  • Última atualização em Segunda, 24 de Maio de 2021, 22h22

Maceió (AL) – O Comando Militar do Nordeste, por intermédio da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, realizou, nos dias 18, 19 e 20 de maio, no quartel do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz), na cidade de Maceió, a Operação Alagoas II. A atividade consistiu em um exercício de estudo na carta, focado em ações de apoio à Defesa Civil, com o objetivo de estabelecer uma pronta resposta às situações de calamidade pública, bem como capacitar e fortalecer a integração dos efetivos militares e das agências envolvidas no provimento da ajuda humanitária à população.
Marcando o início da Operação Alagoas II, foi realizado, no dia 18 de maio, no auditório do 59º BI Mtz, um Simpósio de Ajuda Humanitária. O evento teve como palestrantes representantes do Exército Brasileiro, da Defesa Civil Nacional e Municipal, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e da Universidade Federal de Pernambuco.
Nos dias 19 e 20 de maio, ocorreram trabalhos de planejamentos na carta, figurando o emprego de uma Força-Tarefa formada por tropas do Exército, Marinha, Aeronáutica, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Assistência Social, Cruz Vermelha, dentre outras secretarias de Maceió e instituições.
Os trabalhos na carta tiveram como cenários possíveis incidentes em bairros com estruturas colapsadas e com afundamento do solo. A simulação possibilitou uma integração entre as agências envolvidas, visando às ações de ajuda humanitária em situações de calamidade pública. Além do 59º BI Mtz, integrantes das Organizações Militares Diretamente Subordinadas à 10ª Bda Inf Mtz participaram do exercício.
As atividades da Operação Alagoas II foram acompanhas pelo Comandante da 10ª Bda Inf Mtz, General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro; pelo Comandante do 59º BI Mtz, Tenente-Coronel Rodrigo de Almeida Paim; pelo Superintendente da Agencia Brasileira de Inteligência em Alagoas, Jorio Araújo; e pelo Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió (DTCEA-MO), Major Aviador Luciano de Souza Bacellar, dentre outras autoridades.

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página