Cerimônia de entrega do Facão do Combatente de Caatinga é realizada na 10ª Brigada de Infantaria Motorizada
Petrolina (PE) - No dia 15 de janeiro, o 72º Batalhão de Infantaria de Caatinga (72º BI Caat) realizou a cerimônia de entrega do Facão do Combatente de Caatinga, conhecido como “Facão do Carcará”. A arma branca é conferida aos militares que concluíram com aproveitamento os estágios realizados no Centro de Operações da Caatinga (CIOpC). A cerimônia ocorreu na sede da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), em Recife-PE.
Na solenidade, foram agraciados, com o Facão do Combatente de Caatinga, o General de Brigada Roberto Furtado Batista, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, o Coronel veterano Osvaldo Silveira de Oliveira e o Subtenente Paulo Henrique Zanela Nunes. A cerimônia contou com a presença do General de Divisão Fernando Bartholomeu Fernandes, Comandante da 7ª Divisão de Exército, do Tenente-Coronel Rodrigo Eugenio de Paiva, Comandante do 72º BI Caat, e demais integrantes do Estado-Maior da 10ª Bda Inf Mtz.
O facão é um dos símbolos que representam a mística dos guerreiros que lutam sob o forte sol de um dos ambientes mais desafiadores do mundo: a Caatinga. Os estágios realizados no CIOpC têm como objetivo preparar o combatente para atuar na caatinga, garantindo uma melhor adaptação à vegetação árida do semiárido nordestino.
Essas características inspiram o espírito corajoso que define os ideais do combatente de caatinga e os aproximam da simplicidade dos humildes conhecedores desta paisagem rica e seca. “Pois só os perseverantes e os fortes de espírito aqui conseguem lutar!”
Redes Sociais