Cerimônia da Tomada de Monte Castelo em Salvador tem entrega de medalhas a homenageados
No 19º Batalhão de Caçadores, uma solenidade para comemorar os 73 anos da conquista de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira (FEB)...
Salvador (BA) - Na manhã do dia 21 de fevereiro, a 6ª Região Militar promoveu, no 19º Batalhão de Caçadores, uma solenidade para comemorar os 73 anos da conquista de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante os combates da Segunda Guerra Mundial, com a presença dos ex-combatentes. Na época, 586 voluntários baianos, entre homens e mulheres, seguiram para a Itália, formando o efetivo da FEB e tornando-se heróis na História do Brasil.
Durante a cerimônia, presidida pelo Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Marcos André da Silva Alvim, quatro militares foram agraciados com a Medalha de "40 anos de Criação da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Regional de Salvador": o Tenente-Coronel Ubiratan de Oliveira Magalhães (Diretor do HgeS); o Tenente-Coronel Paulo César Pasini (Chefe do 51º CT); o Major PM Arlindo Bastos de Miranda Neto; e o Major Gelson Domingues de Brito Lopes Neto.
A referida medalha foi criada no ano de 2007 para comemorar os 40 anos de instalação da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) - Regional Salvador/BA, e tem por finalidade distinguir pessoas e instituições, civis e militares, do Brasil e do exterior, cujos trabalhos ou ações tenham contribuído, direta ou indiretamente, para a manutenção da memória dos bravos feitos dos militares baianos, da Força Expedicionária Brasileira, que combateram no Teatro de Operações da Itália, durante a II Guerra Mundial.
Estiveram presentes os ex-combatentes Gilberto Teixeira de Araújo (97 anos), Vice-Presidente da ANVFEB, e Manuel Alves de Oliveira (94 anos), Diretor de Patrimônio da ANVFEB.
.
.
Redes Sociais