CMNE realiza formatura para celebrar os 73 anos da Tomada de Monte Castelo
Após a formatura, os militares e convidados visitaram uma exposição de materiais militares históricos pertencentes aos pracinhas...
Recife (PE) – O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, no dia 16 de fevereiro, solenidade militar para celebrar os 73 anos da Tomada de Monte Castelo, no âmbito da Guarnição do Grande Recife. O evento aconteceu no Quartel-General, localizado no Curado, e contou com a presença de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, os chamados pracinhas.
Na ocasião, aconteceu um desfile de tropas para homenagear os feitos dos soldados que lutaram neste grande conflito mundial reverenciar aqueles que tombaram no campo de batalha em defesa da democracia e fortalecer os princípios que regem a Instituição Exército Brasileiro.
Após a formatura, os militares e convidados visitaram uma exposição de materiais militares históricos pertencentes aos pracinhas, bem como medalhas e utensílios particulares da época.
Em 21 de fevereiro de 1945, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária da Força Expedicionária Brasileira (FEB) escreveu uma das mais significativas páginas de toda a História Militar do Brasil, ao conquistar o Monte Castelo, uma das maiores fortificações da Linha de Defesa do Exército Alemão na 2ª Guerra Mundial.
Monte Castelo foi um desafio para a tropa brasileira. Durante três meses sua conquista pareceu impossível, com os insucessos dos ataques de 29 de novembro e 12 de dezembro de 1944. Assim mesmo, isso não abateu a moral do combatente da FEB e serviu para forjar seus integrantes para as vitórias dos meses seguintes. Ao final da conquista, nesse período, 175 pracinhas pereceram nos combates.
Redes Sociais