Colégio Militar de Salvador faz entrega da boina garança para novos integrantes
A solenidade foi organizada de forma a manter todos os protocolos sanitários preconizados para o combate ao coronavírus. As medidas impuseram ao CMS...
Salvador (BA) - Os alunos que ingressaram no Colégio Militar de Salvador (CMS), em 2021, são de fato e de direito estudantes do Sistema. No entanto, até o dia 6 de agosto, não haviam experimentado o rito de passagem em que recebem, das mãos da família e na presença dos colegas, a Boina Garança. Após três meses de aulas on-line e dois meses de aulas semipresenciais, finalmente os novos alunos receberam a boina que simboliza união, amizade, respeito, camaradagem, civismo e a integração completa do estudante à mística que norteia os alunos do Colégio Militar.
O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, do Ministro da Cidadania, João Roma; do Comandante da 6ª Região Militar, o General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, do Assessor Especial de Comunicação do Ministério da Educação, o Major Brigadeiro Carlos Minelli; dentre outras autoridades civis e militares. O Ministro da Educação enfatizou que um dos grandes segredos da educação é o conteúdo, construído entre os professores e os alunos, e que a autoridade do professor advém do seu conhecimento.
Na oportunidade, também foi realizado o “Compromisso do Aluno”, momento em que reconhecem e obrigam-se a cumprir com seus deveres, de aluno e de cidadão, e a dedicarem-se aos valores morais do Exército Brasileiro. Após o pacto, o Comandante da EsFCEx/CMS, Coronel Rubem Mendes da Costa Neto, convidou madrinhas e padrinhos para entregarem a boina aos novos integrantes do CMS.
A solenidade foi organizada de forma a manter todos os protocolos sanitários preconizados para o combate ao coronavírus. As medidas impuseram ao CMS restrição de convidados, pois cada aluno só pôde levar apenas um familiar. Entretanto, apesar de pequena, a cerimônia foi especial pela manifestação de orgulho dos novos integrantes em vestir a farda do CMS e de seus pais que ratificam sua confiança no trabalho e reconhecem a importância do Colégio que, ao longo dos 64 de existência, vem empregando esforços para entregar a sociedade cidadãos responsáveis, dignos e comprometidos com o Brasil.
Redes Sociais