Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Parceria para revitalização do Parque Histórico Nacional dos Guararapes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Parceria para revitalização do Parque Histórico Nacional dos Guararapes

O lançamento aconteceu quatro dias depois que o Presidente da República, Michel Temer, assinou o decreto que institui o...

Recife (PE) – Foi lançado, no dia 15 de maio, o Projeto de Revitalização do Parque Histórico Nacional dos Guararapes (PHNG). A cerimônia aconteceu no Mirante do Monte Guararapes, com a presença do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, do Ministro da Defesa, Raul Jungmann, do Ministro da Cultura, Roberto Freire, do Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Artur Costa Moura, do Prefeito de Jaboatão dos Guararapes (PE), Anderson Ferreira, entre outras autoridades civis e militares.

O lançamento aconteceu quatro dias depois que o Presidente da República, Michel Temer, assinou o decreto que institui o Comitê Interministerial para a revitalização do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, que será integrado pelo Ministério da Defesa, Ministério da Cultura, Comando do Exército e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Os objetivos são: estabelecer diretrizes e definir estratégias para subsidiar a revitalização; coordenar e implementar um projeto; avaliar e registrar os benefícios e resultados alcançados para o Parque, local de importância histórica, onde foi travada a primeira batalha entre a tropa brasileira contra os invasores holandeses, em 1648.

Com o projeto de revitalização, serão feitas melhorias para a recuperação de edificações existentes. Também está prevista a construção de um memorial, com exposições e toda a estrutura necessária para fazer do Parque um importante ponto turístico e de pesquisa.

Criado em 1971, o espaço tem 3,63 quilômetros quadrados e é sede da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, primeira igreja votiva do Brasil e local em que estão os restos mortais dos participantes da Batalha dos Guararapes. Parte da área do Parque é administrada pelo Exército Brasileiro, por intermédio da 7ª Região Militar (7ª RM).

                                       



                                                                                                                    

                                                                                                                                   


 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página