Comandante Militar do Nordeste Visita XIII FICONS
Recife (PE) – O General de Exército Maurílio Miranda Netto RIBEIRO, Comandante Militar do Nordeste, visitou a XIII Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços (Ficons) nessa quinta-feira (5), no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda.
Na ocasião, o Comandante conheceu as instalações da Feira e foi recepcionado no estande do Sindicado da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon/PE), a convite do presidente da entidade, Antônio Cláudio Barreto Couto.
Acompanhado pelo presidente do Sinduscon e demais autoridades presentes, o General visitou o estande do Exército Brasileiro e apresentou o projeto da Escola de Sargentos do Exército (ESE), desenvolvido pela Diretoria de Projetos e Engenharia, do Departamento de Engenharia e Construção.
A experiência tecnológica apresenta ao público visitante da Ficons o compromisso do Exército Brasileiro de atender às demandas educacionais e militares, bem como um elo importante para o desenvolvimento regional.
Escola de Sargentos do Exército (ESE)
A Escola de Sargentos do Exército será instalada no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC) e contará com o campus escolar, um batalhão de comando e serviços, além de duas vilas militares.
A estimativa é que a instituição atenda cerca de 2.400 alunos, formados em 16 especialidades de nível superior tecnólogo, centralizando a formação educacional dos sargentos de carreira na região Nordeste.
Com um projeto voltado ao desenvolvimento regional, a estimativa é gerar cerca de 11 mil empregos diretos e 17 mil indiretos. O investimento, na ordem de 1,8 bilhão de reais, deverá ser injetado ao longo dos próximos 10 anos, a partir de 2027.
Sustentabilidade
O projeto arquitetônico dialogará com o bioma da Mata Atlântica, oferecendo instalações amplas e adequadas às atividades escolares. Utilizará materiais construtivos modernos e sustentáveis, acomodando-se naturalmente ao terreno existente.
Essa comunhão de tradição e modernidade, aliada ao respeito pela natureza e pela tradição local, conferirá ao projeto uma relevância única para estudantes e a comunidade.
Redes Sociais