Entrega do Facão do Combatente de Caatinga
Na cerimônia foram entregues os facões de 16 militares que servem atualmente nas Organizações Militares da Guarnição de Recife
Recife (PE) - No último dia 19 de outubro, o 72° Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz), “A Casa do Combatente de Caatinga”, realizou a cerimônia de entrega do Facão do Combatente de Caatinga, o Facão do Carcará, na área de instrução da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz). A atividade, cercada de simbolismos, foi conduzida pela equipe de instrução do Centro de Instrução de Operações na Caatinga (CIOpC).
Na cerimônia foram entregues os facões de 16 militares que servem atualmente nas Organizações Militares da Guarnição de Recife, e teve a participação do General de Brigada Danilo Alencar Mota, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste, do General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, Comandante da 10ª Bda Inf Mtz, e do Coronel Gustavo Luiz de Lima Correia, Comandante do 72º BI Mtz.
O Facão do Carcará é um dos símbolos que compõem a mística em torno dos guerreiros que combatem sob o sol forte de um dos ambientes mais inóspitos do mundo, a caatinga. É concedido, exclusivamente, aos militares que concluíram com aproveitamento os estágios realizados no CIOpC. É composto por uma lâmina fabricada em aço-cromo-molibdênio inoxidável e carrega no pomo a cabeça de um carcará, ave de rapina que domina os céus da paisagem sertaneja.
Possui encravada em sua cruzeta o símbolo do primeiro Curso de Operações na Caatinga, realizado em 2005, com o carcará ao centro, o escudo reluzente como o sol, com xique-xique nas laterais, que simboliza o bioma característico, e uma estrela em cima do escudo, simbolizando o estabelecimento de ensino.
Redes Sociais