Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > FORPRON: FT 71º BI Mtz realiza adestramento de Ataque Coordenado
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

FORPRON: FT 71º BI Mtz realiza adestramento de Ataque Coordenado

No prosseguimento das Operações Ofensivas da Fase da Simulação Viva da Certificação da Força de Prontidão da Força Terrestre (FORPRON)...

  • Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 11h00
  • Última atualização em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 14h21

Correntes (PE) – No prosseguimento das Operações Ofensivas da Fase da Simulação Viva da Certificação da Força de Prontidão da Força Terrestre (FORPRON), no dia 13 de outubro, a Força Tarefa 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (FT 71º BI Mtz), composta por integrantes do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado (14º BI Mtz), do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz), do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz), do 7º Grupo de Artilharia de Campanha (7º GAC), do 14º Batalhão Logístico (14º B Log), do 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (10º Esq C Mec), reforçado por um pelotão do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (16º RC Mec), da 10ª Companhia de Engenharia de Combate (10º Cia E Cmb), da 7ª Companhia de Comunicações (7ª Cia Com), da Companhia de Comando e do 10º Pelotão de Polícia do Exército (10º Pel PE), realizou um ataque coordenado para conquistar e manter o Ponto Cotado 611, localizado na Região da Fazenda Pedra Branca.

No contexto tático, a ofensiva teve por finalidade permitir o deslocamento das tropas da Brigada na direção sul do município de Correntes-PE, que estava ocupado por elementos hostis, simulados por militares do 72º BI Mtz, que desempenharam o papel da Força Oponente (FOROP).

Durante toda a ação, os militares usaram o Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET), equipamento do Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), que simularam os fogos ocorridos nos confrontos, requerendo das tropas da Brigada a utilização correta das técnicas de progressão e maneabilidade de pequenas frações em ações ofensivas. Convém ressaltar que esse tipo de adestramento contribuiu significativamente para o desenvolvimento da liderança dos comandantes em todos os níveis, qualidade indispensável para o sucesso da missão em todos os escalões.

Ainda no início da manhã, o Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), o General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, recebeu o Comandante da 7ª Divisão de Exército (7ª DE), o General de Divisão Vinícius Ferreira Martinelli, no Posto de Observação onde lhe foi apresentada a concepção da manobra pelo Estado-Maior da Brigada no terreno. Na sequência, o Comandante da 7ª DE acompanhou a progressão das tropas em primeiro escalão da FT 71º BI Mtz, durante sua ação no objetivo.

Ato contínuo, o General Martinelli seguiu para o Centro de Operações da Brigada, onde teve a oportunidade de conhecer toda a estrutura logístico-administrativa montada para a realização e acompanhamento do exercício, a qual servirá de referência para a certificação dos outros Grandes Comandos subordinados à 7ª DE.

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página