Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > FORPRON: FT 71º BI Mtz realiza defesa em posição para manutenção do objetivo conquistado
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

FORPRON: FT 71º BI Mtz realiza defesa em posição para manutenção do objetivo conquistado

Após a conquista do objetivo tático definido pelo escalão superior no dia anterior, a Força Tarefa 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (FT 71º BI Mtz)...

  • Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 11h02
  • Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 17h41

Correntes (PE) – Após a conquista do objetivo tático definido pelo escalão superior no dia anterior, a Força Tarefa 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (FT 71º BI Mtz), composta por integrantes do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado (14º BI Mtz), do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz), do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz), do 7º Grupo de Artilharia de Campanha (7º GAC), do 14º Batalhão Logístico (14º B Log), do 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (10º Esq C Mec), reforçado por um pelotão do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (16º RC Mec), da 10ª Companhia de Engenharia de Combate (10º Cia E Cmb), da 7ª Companhia de Comunicações (7ª Cia Com), da Companhia de Comando e do 10º Pelotão de Polícia do Exército (10º Pel PE), ocupou, em 14 de outubro, a posição do Ponto Cotado 611, localizado na Região da Fazenda Pedra Branca, para realizar uma defesa em posição.

A ação defensiva teve por finalidade permitir que a Brigada tenha condições de cerrar seus meios de apoio ao combate e apoio logístico à frente do dispositivo, e ficar em condições de prosseguir para o município de Correntes-PE.

Ainda na manhã de hoje, a FT sofreu o ataque de forças hostis, em uma ação de retomada da posição, mas foram contidas, repelidas e neutralizadas. Os elementos hostis foram simulados por militares do 72º BI Mtz, que desempenharam o papel da Força Oponente (FOROP).

Na ação, os militares puderam utilizar o Dispositivo de Simulação e Engajamento Tático (DSET BT-41), do Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), equipamento desenvolvido pela empresa SAAB na década de 80, e que fazem parte da simulação viva, modalidade na qual são envolvidas pessoas reais, operando sistemas reais, no mundo real, com o apoio de sensores e dispositivos apontadores laser da classe 1, inofensivos ao corpo humano, os quais permitem acompanhar e simular os efeitos dos engajamentos.

Com as ações da manhã de hoje, encerra-se a Fase da Simulação Viva da Certificação da Força de Prontidão da Força Terrestre (FORPRON) no terreno. As tropas retraíram para as suas Zonas de Reunião, onde aguardarão a Ordem de Marcha para o deslocamento de retorno para seus aquartelamentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página