Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Forte São João recebe Visita de Orientação Técnica do Comando Militar do Nordeste
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Forte São João recebe Visita de Orientação Técnica do Comando Militar do Nordeste

Devido a Pandemia, os espaços não estão abertos à visitação, mas seguem em constante rotina de limpeza e manutenção, uma vez que as instalações do FSJ...

  • Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 15h28
  • Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 19h03

Maceió (AL) – Entre os dias 22 e 24 de novembro, o Museu da 2ª Guerra Mundial, a Capela de Nossa Senhora da Conceição e o Espaço Cultural, situados na Base Administrativa do Forte São João (B Adm FSJ), do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz), receberam Visita de Orientação Técnica (VOT) do Comando Militar do Nordeste (CMNE).

A VOT, realizada pelo 2º Ten Anderson Santos (Museólogo) e o 3º Sgt Edson Lima (Designer Gráfico), ambos do Centro de Cultura Militar de Área – Nordeste (CCMA/NE – CMNE) teve por finalidade fazer o levantamento das especificidades dos ambientes em questão, bem como avaliar o nível de conservação das peças expostas.

Devido a Pandemia, os espaços não estão abertos à visitação, mas seguem em constante rotina de limpeza e manutenção, uma vez que as instalações do FSJ estão localizadas no Centro de Maceió, área muito próxima ao mar, o que acarreta contato direto com a maresia.

O Museu da 2ª Guerra Mundial foi inaugurado em 14 de março de 1996, pela Major Enfermeira Elza Cansanção Medeiros, uma das primeiras mulheres voluntárias a estarem no Teatro de Operações, na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. Falecida aos 88 anos, em dezembro de 2009, foi cremada e parte de suas cinzas encontram-se depositadas em uma urna no interior do Museu.

Outro ponto de visitação foi a Capela de Nossa Senhora da Conceição. Erguida no século XIX, a construção conta com uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Conceição. O Forte conta, ainda, com um Espaço Cultural, onde podem ser encontradas informações sobre o Batalhão.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página