Tropas do Comando Militar do Nordeste mobilizadas para a Operação Guararapes 2022
Recife (PE) – Teve início hoje, 1º de agosto, o exercício de maior vulto já realizado na região Nordeste do Brasil: a Operação Guararapes 2022. O exercício, de longa duração, mobiliza tropas de todos os Grandes Comandos subordinados ao CMNE, nos oito estados da Federação que integram sua área de responsabilidade.
Em seu contexto, serão planejadas e realizadas atividades de combate e logísticas, no amplo espectro das operações, em atuações de preparo para a defesa territorial, a Garantia de Votação e Apuração e a Garantia da Lei e da Ordem.
No intuito de incorporar ao exercício os mais modernos conceitos do combate moderno, diferentes módulos operacionais atuarão em conjunto com as tropas do CMNE, com a participação de elementos da Brigada de Infantaria Paraquedista, do Comando de Operações Especiais, do 1º Batalhão de Guerra Eletrônica, do Comando de Aviação do Exército, do Comando de Artilharia do Exército e do Comando de Defesa Cibernética.
A semana que antecedeu o início da Operação Guararapes foi marcada por atividades de planejamento e intensa preparação, que tiveram como ponto de partida a emissão da Ordem de Operações pelo General de Divisão Martinelli, Comandante da 7ª Divisão de Exército (7ª DE), Grande Comando Operacional reativado em 29 de setembro de 2021.
Nas jornadas subsequentes à emissão da ordem, os Grandes Comandos participantes elaboraram seus planos iniciais e expediram suas diretrizes aos escalões subordinados, viabilizando o início do exercício. Nesse trabalho, contaram com a presença e orientações do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Richard. Com o início da 1ª fase da operação, a Simulação Construtiva, serão utilizadas avançadas ferramentas de simulação computacional, permitindo que os estados-maiores se exercitam e coloquem em teste os planejamentos realizados.
Redes Sociais