Militares que participaram da missão de paz no Haiti são homenageados em todo o país
A mesma solenidade foi realizada, concomitantemente, por várias Organizações Militares de todo o Brasil...
Recife (PE) – O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, no dia 20 de outubro, uma solenidade para celebrar o encerramento da participação brasileira na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). O evento aconteceu no 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Jaboatão dos Guararapes.
A mesma solenidade foi realizada, concomitantemente, por várias Organizações Militares de todo o Brasil, a exemplo da 10ª Região Militar, em Fortaleza (CE); do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Garanhuns (PE); e da 1ª Companhia de Infantaria, em Paulo Afonso (BA), guarnições que integram o CMNE.
As celebrações tiveram por finalidade: homenagear e valorizar os militares que participaram da missão; e fortalecer os pilares da Força Terrestre, enfatizando as tradições, memórias e valores do Exército Brasileiro.
Ao longo de 13 anos, 36.950 mil integrantes das Forças Armadas participaram da missão, sendo 30.579 do Exército Brasileiro. No Haiti, 24 militares faleceram durante a missão, sendo 18 durante o grande terremoto de 2010. O Comando Militar do Nordeste esteve presente em seis contingentes (de um total de 26), com a participação total de 2.929 militares. Foi a maior participação externa do Brasil, desde a 2ª Guerra Mundial.
Redes Sociais