Monumento que remete aos heróis da Batalha dos Guararapes é reinaugurado na Via Mangue, no Recife
No dia 17 de dezembro, foi reinaugurado o monumento histórico do artista plástico pernambucano Francisco Brennand em homenagem aos heróis da Batalha dos Guararapes...
Recife (PE) – No dia 17 de dezembro, foi reinaugurado o monumento histórico do artista plástico pernambucano Francisco Brennand em homenagem aos heróis da Batalha dos Guararapes. O monumento foi instalado na Via Mangue, na altura da Praça Marcantonio Vilaça, nas proximidades do antigo Aeroclube, no Recife-PE.
A obra de arte, que antes ficava no cruzamento das BR-101 e BR-232, no Curado, foi restaurada após Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Exército Brasileiro e outras Instituições. A entrega aconteceu na presença do Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Richard Fernandez Nunes; do Prefeito da cidade do Recife, João Campos; do Procurador-geral de justiça de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas; do Promotor de Justiça, José da Costa Soares, responsável pelo acordo Extrajudicial Resolutivo, entre outras autoridades.
O TAC teve como objetivo a remoção e restauração do monumento, que foi construído em 1981. Ao longo do tempo, a obra sofreu ações de vandalismo e danos. “O Ministério Público de Pernambuco tem como função institucional a tutela e defesa do patrimônio histórico e cultural do nosso estado e dentro dessa função visualizou a necessidade de restauração e reinstalação do monumento”, explicou Paulo Augusto de Freitas.
Para o General Richard, cabe destacar que a inauguração dessa obra resgata fatos importantes da nossa história. O monumento retrata a união, no século XVII, dos três grupos étnicos que formaram o povo brasileiro, com a finalidade de expulsar o invasor estrangeiro. “Aqui está o Berço da Nossa Nacionalidade e a recuperação de uma obra como essa é extremamente relevante para a sociedade. Um símbolo como esse reaviva nossa memória e fortalece nossos valores”, disse ele.
A ocasião da entrega do monumento também marcou uma série de homenagens feitas ao artista plástico Francisco Brennand. Todo o processo de restauro das peças foi feito por profissionais especializados.
O prefeito do Recife, João Campos, destacou que o dia era de alegria pela concretização de uma ação realizada com vários parceiros, entre eles o Exército Brasileiro. “Conseguimos fazer a transferência de local e a recuperação desse patrimônio, que remete a Batalha dos Guararapes, nos fazendo relembrar como Recife tem um patrimônio cultural tão importante e como é relevante valorizarmos a nossa pátria e as nossas tradições”, afirmou.
Redes Sociais