Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Operação Alagoas - Agências realizam exercício de simulação em área colapsada
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Operação Alagoas - Agências realizam exercício de simulação em área colapsada

O primeiro exercício simulou o desabamento de uma construção na qual gerou vítimas que precisaram ser socorridas e evacuadas do local. Ambulâncias...

  • Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 14h45
  • Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 19h05

Maceió (AL) – No dia 4 de novembro, seguindo com as ações da segunda fase da Operação Alagoas II, um exercício voltado à ajuda humanitária e desenvolvido no contexto da Operação Guararapes, foram realizados dois exercícios de simulação na área do bairro Pinheiro.

Sob coordenação da Defesa Civil de Maceió e do Corpo de Bombeiros Militar, as simulações serviram como adestramento para as agências participantes da Operação Alagoas II que consiste em um exercício interagências que apoiam a Defesa Civil de Maceió.

O primeiro exercício simulou o desabamento de uma construção na qual gerou vítimas que precisaram ser socorridas e evacuadas do local. Ambulâncias, paramédicos e até um helicóptero do Corpo de Bombeiros foi disponibilizado para socorrer feridos de maior gravidade até as unidades de saúde mais próximas. Desta forma, foi visualizado como cada um dos órgãos agiriam.

 A segunda simulação ambientou a evacuação de uma edificação com risco de desabamento. Durante a ação, houve a retirada de moradores do Edifício Tibério Rocha, dentre eles, um com mobilidade reduzida. A possível vítima foi removida com brevidade e dentro dos protocolos de segurança.

Todas as simulações se desenvolveram observando as situações que poderiam ocorrer dentro de um cenário real, como a resistência dos moradores para deixar a área, a perícia e brevidade nos atendimentos, bem como a presença de indivíduos que pudessem impactar nas ações de resgate, busca e salvamento. 

Em todas as simulações, foram respeitadas as medidas sanitárias de enfrentamento à COVID-19.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página