Operação Guararapes: Formatura de Apronto Operacional da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada
A Operação Carcará XVI iniciou seu adestramento com a verificação do Apronto Operacional da Força Tarefa Guararapes...
Garanhuns (PE) – No contexto da Operação Guararapes, do Comando Militar do Nordeste (CMNE), a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mt) está realizando a Operação Carcará XVI, exercício de adestramento da tropa em Operações da Defesa da Pátria nível Unidade, que compõe a 3ª Fase do Ciclo de Prontidão da Força de Prontidão (FORPRON) da Brigada, nos municípios de Correntes, Garanhuns e Petrolina, em Pernambuco, e no município de Sobradinho, na Bahia.
A Operação Carcará XVI iniciou seu adestramento com a verificação do Apronto Operacional da Força Tarefa Guararapes, composta por todas as tropas da 10ª Bda Inf Mtz dos estados de Alagoas e Pernambuco, na tarde do dia 25 de outubro, no 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz).
O evento contou com a participação do General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, Comandante de Operações Terrestres, do General de Exército Richard Fernandez Nunes, Comandante Militar do Nordeste, do General de Divisão Vinicius Ferreira Martinelli, Comandante da 7ª Divisão de Exército, do General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, Chefe do Preparo da Força Terrestre, do General de Brigada Álcio Alves Almeida e Costa, Chefe do Emprego da Força Terrestre e do General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, Comandante 10ª Brigada de Infantaria Motorizada.
Após o apronto operacional, a tropa seguiu para as suas Zonas de Reunião, de onde realizarão operações ofensivas, uma Ação Cívico-Social e operações com características especiais, como uma transposição de cursos de água. Participam desta edição da Operação Carcará, tropas da Brigada de Infantaria Paraquedista, oriundas da cidade do Rio de Janeiro (RJ), que realizarão operações na área de Sobradinho, por meio de infiltrações aeroterrestres, e helicópteros HA-1 Fennec, do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), e HM-1 Pantera, do 2º BAvEx, ambos localizados na cidade de Taubaté (SP).
Ao todo, participam da operação mais de 1.400 militares e mais de 220 veículos militares, dentre eles viaturas blindadas, motocicletas militares, viaturas leves e caminhões cisternas para combustíveis e água.
A Operação Guararapes é um exercício de Operações Militares no Amplo Espectro, conduzido pelo CMNE em toda região nordeste do país, no período de 25 de outubro e 5 de novembro, especificamente nos estados da Bahia (BA), Sergipe (SE), Alagoas (AL), Pernambuco (PE), Paraíba (PB), Rio Grande do Norte (RN), Ceará (CE) e Piauí (PI). Este grande exercício visa a manutenção da operacionalidade das tropas do nordeste por meio de exercícios de adestramento com foco na garantia da Soberania Nacional e na Integridade Territorial; e o desencadeamento de ações de Defesa Externa, nas Operações Interagências e na Ajuda Humanitária.
Redes Sociais