1º Grupamento de Engenharia prospecta água no Comando da 7º Região Militar
O Resistivímetro é um instrumento que permite analisar e estimar a presença de água no subsolo, estudo que reduz, significativamente, a perfuração de poços secos...
João Pessoa (PB) – A equipe de Geofísica da Seção de Poços e Desmonte de Rochas do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) esteve no Comando da 7ª Região Militar (7ª RM), em Recife-PE, para realizar uma análise geofísica de subsolo, em busca de água, com o emprego do equipamento de Eletrorresistividade (Resistivímetro).
O Resistivímetro é um instrumento que permite analisar e estimar a presença de água no subsolo, estudo que reduz, significativamente, a perfuração de poços secos, otimizando o emprego de recursos. Com esse equipamento, é possível investigar até 250 metros de profundidade.
O objetivo da missão na 7ª RM foi realizar uma pesquisa geofísica em suas dependências, com a finalidade de sinalizar dois pontos possíveis para futura perfuração de poços tubulares, como prevê o projeto de irrigação da Organização Militar.
A ação ocorreu entre os dias 20 e 22 de janeiro, contando com o apoio de militares da 7ª RM na execução dos trabalhos de campo. No momento, os dados levantados estão sendo processados e analisados pela equipe do 1º Gpt E, a fim de que possam ser indicados os locais mais viáveis para a perfuração dos poços.
Redes Sociais