Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > CPOR do Recife comemora 374 anos da Batalha de Casa Forte
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CPOR do Recife comemora 374 anos da Batalha de Casa Forte

As comemorações iniciaram com a entrega da Medalha Heróis de Casa Forte ao Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes...

Recife (PE) – No dia 17 de agosto, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R), Centro Heróis de Casa Forte, realizou a formatura alusiva ao 374º Aniversário da Batalha de Casa Forte, ocorrida em 17 de agosto de 1645, ocasião em que os invasores estrangeiros começaram a ser expulsos pelos patriotas brasileiros que formam a origem do nosso Exército, na união das três raças: o negro, o branco e o índio.

As comemorações iniciaram com a entrega da Medalha Heróis de Casa Forte ao Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes. Em seguida, aconteceu a reinauguração do quadro da Batalha de Casa Forte, trabalho em alto-relevo existente nas paredes do CPOR/R. Em seguida, ocorreu o descerramento de placas em homenagem a ex-alunos destaques. Foram homenageados: o Ministro do STF, Djaci Alves Falcão (in memoriam); o Ministro do STJ, Geraldo Og Nicéas Marques Fernandes; o Desembargador Corregedor do TRF da 5ª Região, Carlos Rebêlo Júnior; do Superintendente da Abin, Edilmar Costa de Melo; e do Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel PM Vanildo Neves de Albuquerque Maranhão Neto.

Encerrando as comemorações, foi realizada a formatura geral da Unidade, com todos os integrantes do CPOR/R, onde houve destaque especial ao Ex-Combatente da II Guerra Mundial, Alberides de Lima Passos, que prestigiou a cerimônia. Durante a solenidade foi realizada, também, a entrega da Medalha Heróis de Casa Forte, aos ex-alunos homenageados, a Desembargadora do TRT/6, Nise Pedroso Lins de Sousa, e às autoridades civis já destacadas. A comenda é concedida pela Associação dos Oficiais da Reserva do Recife (AORE/Recife) como forma de reconhecimento àqueles que prestaram relevantes serviços à formação do Oficial da Reserva do Exército.

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R) é um estabelecimento de ensino militar de formação de grau médio, da linha de ensino bélico, destinado a formar o Aspirante-à-Oficial da Reserva de 2ª Classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência. O CPOR/R foi criado em 13 de novembro de 1933 e, ao longo de mais de 85 anos, já formou mais de 12 mil Oficiais R/2 para o Exército Brasileiro.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página