CPOR do Recife comemora 374 anos da Batalha de Casa Forte
As comemorações iniciaram com a entrega da Medalha Heróis de Casa Forte ao Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes...
Recife (PE) – No dia 17 de agosto, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R), Centro Heróis de Casa Forte, realizou a formatura alusiva ao 374º Aniversário da Batalha de Casa Forte, ocorrida em 17 de agosto de 1645, ocasião em que os invasores estrangeiros começaram a ser expulsos pelos patriotas brasileiros que formam a origem do nosso Exército, na união das três raças: o negro, o branco e o índio.
As comemorações iniciaram com a entrega da Medalha Heróis de Casa Forte ao Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes. Em seguida, aconteceu a reinauguração do quadro da Batalha de Casa Forte, trabalho em alto-relevo existente nas paredes do CPOR/R. Em seguida, ocorreu o descerramento de placas em homenagem a ex-alunos destaques. Foram homenageados: o Ministro do STF, Djaci Alves Falcão (in memoriam); o Ministro do STJ, Geraldo Og Nicéas Marques Fernandes; o Desembargador Corregedor do TRF da 5ª Região, Carlos Rebêlo Júnior; do Superintendente da Abin, Edilmar Costa de Melo; e do Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel PM Vanildo Neves de Albuquerque Maranhão Neto.
Encerrando as comemorações, foi realizada a formatura geral da Unidade, com todos os integrantes do CPOR/R, onde houve destaque especial ao Ex-Combatente da II Guerra Mundial, Alberides de Lima Passos, que prestigiou a cerimônia. Durante a solenidade foi realizada, também, a entrega da Medalha Heróis de Casa Forte, aos ex-alunos homenageados, a Desembargadora do TRT/6, Nise Pedroso Lins de Sousa, e às autoridades civis já destacadas. A comenda é concedida pela Associação dos Oficiais da Reserva do Recife (AORE/Recife) como forma de reconhecimento àqueles que prestaram relevantes serviços à formação do Oficial da Reserva do Exército.
O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R) é um estabelecimento de ensino militar de formação de grau médio, da linha de ensino bélico, destinado a formar o Aspirante-à-Oficial da Reserva de 2ª Classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência. O CPOR/R foi criado em 13 de novembro de 1933 e, ao longo de mais de 85 anos, já formou mais de 12 mil Oficiais R/2 para o Exército Brasileiro.
Redes Sociais