Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Aluna do CMR é segundo lugar no IV Encontro Nacional de Iniciação Científica do Ensino Médio.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aluna do CMR é segundo lugar no IV Encontro Nacional de Iniciação Científica do Ensino Médio.

Recife (PE) No dia 09 de novembro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a aluna Lorena foi agraciada com o certificado de segundo lugar entre os trabalhos apresentados...


Recife (PE) – No dia 09 de novembro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a aluna Lorena foi agraciada com o certificado de segundo lugar entre os trabalhos apresentados no IV Encontro Nacional de Iniciação Científica do Ensino Médio (ENIC-EM). A pesquisa tratou da dependência de internet entre os jovens de Ensino Médio e foi ramificação de um projeto mais abrangente sobre de dependência de internet efetuado no Colégio Militar do Recife (CMR) com a aluna Letícia Fortes e orientado pela professora da UFPE Iracema.

Projeto - A pesquisa tratou de uma problemática emergente do século XXI: a dependência de internet no meio adolescente. Teve como objetivo aplicar a escala “Internet addiction test” (IAT) na sua versão brasileira em adolescentes estudantes do Ensino Médio do Colégio Militar do Recife. Para tanto, contou com a participação de 66 alunos do Ensino Médio, os quais responderam a dois questionários autoaplicáveis.

Os dados obtidos foram estudados através de estatística descritiva. Por meio dos resultados do estudo observou-se que a maioria dos estudantes avaliados acessa a internet e redes sociais diariamente. O gênero, local de acesso e frequência com que os alunos checam suas mensagens na internet funcionam como fatores de influência para dependência da internet.

Apesar do CMR ter apresentado uma porcentagem baixa de estudantes com adicção à internet, recomendou-se à instituição que promovesse discussões voltadas para conscientização sobre o uso racional da internet, de forma a prevenir futuras situações de dependência entre os alunos.

 

  


                                       

                                                                                                                    

                                                                                                                                      

 


 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página