Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Exército projeta vias secundárias para as obras do Rio São Francisco
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Exército projeta vias secundárias para as obras do Rio São Francisco

Os trabalhos de campo para o Projeto Executivo das Vias Secundárias do PISF foram inciados em dezembro de 2017 e já estão finalizados...

João Pessoa (PB) - O Comando do 1º Grupamento de Engenharia trabalha no Projeto Executivo para a implantação de vias secundárias que vão compor o Sistema Viário dos Eixos Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), fruto de um Plano de Trabalho firmado entre o Exército Brasileiro e o então Ministério da Integração Nacional, hoje Ministério do Desenvolvimento Regional.

Tais vias serão construídas paralelamente aos canais de transposição, com o objetivo principal de possibilitar o apoio logístico para a manutenção e a operação dos mesmos. São 177,9 quilômetros no Eixo Norte e 117,5 quilômetros no Eixo Leste, totalizando 295,4 quilômetros de estradas que terão revestimento primário. Trata-se de vias não pavimentadas, feitas de material selecionado, com alto padrão de qualidade e capacidade de suporte de carga, nas quais será possível o trânsito de veículos em qualquer estação do ano, mesmo em período chuvoso.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, um Projeto Executivo reúne o conjunto dos elementos necessários e suficientes para a execução completa de uma determinada obra ou serviço, como componentes, materiais descritivos, cálculos estruturais, desenhos, especificações técnicas e executivas, cronograma e planilhas de orçamento. Esse tipo de projeto ainda prevê os equipamentos necessários para a construção.

Os trabalhos de campo para o Projeto Executivo das Vias Secundárias do PISF foram inciados em dezembro de 2017 e já estão finalizados. Consistiram em estudos topográficos, hidrológicos e geotécnicos. Nessa primeira fase, somente os estudos geotécnicos foram terceirizados. Atualmente, o 1º Gpt E está executando o processamento e o detalhamento dos dados obtidos em campo, com a elaboração dos projetos geométrico, de terraplanagem, de drenagem e de sinalização. Também está sendo feito um Plano de Recuperação das Áreas Degradadas.

A missão de desenvolver todo o Projeto Executivo é da Seção de Projetos do Centro de Operações de Engenharia deste Grande Comando e o prazo de entrega está previsto para o fim deste ano. Após isso, o Projeto passará por análise e aprovação pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

De acordo com o Engenheiro Sálvio Santos, Especialista Rodoviário da Seção de Projetos, um benefício à parte de um trabalho desse porte é a oportunidade de adestramento dos engenheiros, topógrafos, desenhistas e laboratoristas envolvidos, o que contribui para o aprimoramento técnico desses profissionais no desempenho de suas funções.

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página