10ª Região Militar realiza Operação Jaguaribe no interior do CE
Com o lema “Somos Todos Um”, o evento prestou assistência aos moradores do povoado Sítio do Lúcio e região...
Fortaleza (CE) - A 10ª Região Militar (10ª RM), Região Martim Soares Moreno, realizou, no período de 03 a 11 de junho, nas cidades de Russas (CE), Limoeiro do Norte (CE) e Jaguaribara (CE), a Operação Jaguaribe, no escopo do Programa de Adestramento Básico da Força Terrestre para atuação em Operações da Garantia da Lei e da Ordem (PAB/GLO).
A Operação foi executada em de duas fases: a primeira, voltada para adestramento em GLO das frações nível pelotão, do efetivo variável das Organizações Militares da Guarnição de Fortaleza, sendo realizada no município de Russas; a segunda fase, teve por objetivo adestrar o Batalhão General Tibúrcio, Tropa de Pronto Emprego da 10ªRM, sendo realizada de forma centralizada nas cidades de Limoeiro do Norte e Jaguaribara, com ação final do complexo do Açude de Castanhão.
Nos dias 09 e 10 de junho, foi realizada Ação Cívico Social (ACISO) nas cidades de Russas e Limoeiro do Norte. Essa atividade teve como objetivo estreitar os laços de cooperação e apoio do Exército com a população local ao estender a “Mão Amiga” oferecendo uma série de serviços, entre os quais pode-se destacar: atendimentos médicos e odontológicos; emissão de CDI, alistamento e atestados pelo Serviço Militar Regional; além de regularizações e autorizações pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC).
Nas duas Ações Cívico Sociais, na área de saúde, foram realizados 964 atendimentos em diversas especialidades, como: cardiologia, ultrassonografia, ginecologia, pediatria, clínica geral, cirurgia vascular, dermatologia e odontologia.
Durante esse período, a Seção do Serviço de Assistência Social da 10ªRM (SSAS/10) realizou palestras para famílias, consideradas pelo poder público local em estado de vulnerabilidade social, sobre os seguintes temas: prevenção ao trabalho infantil; violência e exploração sexual infantil e prevenção ao uso de drogas. Aproximadamente 335 pessoas participaram dessa atividade.
No decorrer de toda a atividade de adestramento foram reafirmados laços de cordialidade e cooperação do Comando da 10ªRM com diversas autoridades locais civis e militares que apoiaram a execução da operação.
Redes Sociais