Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Militares e sociedade soteropolitana unem-se na Corrida pela Paz na 6ªRM
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Militares e sociedade soteropolitana unem-se na Corrida pela Paz na 6ªRM

A atividade começou com a apresentação das tropas, seguida de alongamento e aquecimento físico. Os participantes completaram percursos de 3 e 5 km, pela Orla de Salvador, entoando canções militares e...

 

(Salvador – BA) No dia 21 de fevereiro, a 6ª Região Militar (6ª RM) promoveu a Corrida da Paz 2016, com largada no Quartel de Amaralina. O evento desportivo, sem caráter competitivo, teve a finalidade de incentivar a busca pela Paz, integrando cerca de 800 militares do Exército, Marinha, Força Aérea, Polícia Militar e a sociedade por meio do esporte. “Nós somos a sociedade fardada. Com certeza, muitos daqueles que, hoje, juntaram-se a nós têm parentes ou amigos militares ou já serviram às Forças Armadas. Quem mais quer a paz são os militares porque conhecem as consequências da existência de uma guerra. No Brasil, existe uma forte identificação entre as Forças Armadas e a sociedade, e vice-versa”, afirmou o General de Divisão Artur Costa Moura, Comandante da 6ª Região Militar. “Antes de tudo, o militar tem como objetivo a paz, e é uma satisfação podermos oferecer esse testemunho de cultura de paz”, complementou o Tenente-Coronel Marcelo Lobão Schiavo, Comandante da Base Aérea de Salvador.

A atividade começou com a apresentação das tropas, seguida de alongamento e aquecimento físico. Os participantes completaram percursos de 3 e 5 km, pela Orla de Salvador, entoando canções militares e incentivando quem acompanhava o evento com a prática de corrida e caminhada. “A Polícia Militar tem uma política de ‘quarteis abertos’ para a sociedade por meio de bases comunitárias. Quem pratica atividade física percebe uma melhor qualidade de vida. Para o policial, esse bem-estar físico também resulta em um melhor serviço de segurança pública”, relatou o Major André Luís Teodósio Presa, da Polícia Militar da Bahia.

Em meio à população que seguia os passos dos militares ao longo do percurso, três jovens se destacaram, correndo com os mesmos. “Fui estudante do Colégio Militar de Salvador e, lá, eu aprendi valores como a ética e a moral. Para mim, esse evento demonstra que as forças Armadas não servem só para a guerra; servem também para a paz”, disse Anderson de Abreu, 19 anos. Ao lado do amigo, Rodrigo Morais, 17 anos, concluiu: “hoje, o mundo está muito violento, então tudo o que for feito a fim de modificar isso, eu vou sempre apoiar.”

O Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, Comandante do 2º Distrito Naval ressaltou a importância deste evento internacional para a população local: “O evento que participamos, hoje, é uma mobilização para despertar o propósito de estímulo à paz e a integração entre as Forças Armadas, Auxiliares e a sociedade soteropolitana”. Em 2006, o Conseil International du Sport Militaire (CISM) criou o “CISM Day Run”, evento que consiste na organização de uma jornada com o objetivo de promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas, com a participação das Forças Auxiliares, contribuindo para a Paz mundial. No Brasil, o evento foi denominado “Corrida da Paz”. A coordenação é da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), vinculada ao Ministério da Defesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

registrado em:
Fim do conteúdo da página