Aniversário de 202 anos do TJ-PE: Comandante Militar do Nordeste é homenageado com Medalha do Mérito Judiciário
Recife (PE) – O General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Comandante Militar do Nordeste, recebeu a Medalha do Mérito Judiciário, no Grau “Grão Colar de Alta Distinção”, nesta segunda-feira, dia 19 de agosto, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape – TJPE), no contexto das comemorações do aniversário de 202 anos de criação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE).
O Tribunal de Justiça de Pernambuco é a quarta Corte Judicial mais antiga do país, sendo sua história marcada pela eficiência, humanização e inovação.
A atividade enfatizou a cultura regional, o resgate da história e o reconhecimento dos magistrados, dos servidores e das instituições que colaboram na síntese de uma justiça voltada para a transparência e a segurança jurídica.
A medalha, mais alta condecoração instituída pela Justiça Estadual, foi entregue pelo desembargador Ricardo Paes Barreto, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE). Em seu discurso, o presidente do TJ-PE enfatizou a importância e a parceria do Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Nordeste (CMNE).
A Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, foi criada em 13 de maio de 1985, a fim de homenagear pessoas que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à causa da Justiça ou pelos seus méritos no campo judiciário.
O patrono, desembargador Joaquim Nunes Machado, é uma das figuras mais marcantes da história de Pernambuco. Magistrado, líder político, herói de grandes lutas libertárias, identificado com as causas populares, tornou-se mártir do idealismo da liberdade, liderando a Revolução Praieira de 1848.
Redes Sociais