Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônia de entrega do Facão do Carcará no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cerimônia de entrega do Facão do Carcará no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado

O Facão é um dos símbolos que compõe a mística em torno dos guerreiros que combatem sob o sol forte de um dos ambientes mais inóspitos do mundo, a caatinga...

  • Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 11h01
  • Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 15h37

Petrolina (PE) – O 72° Batalhão de Infantaria Motorizado, “A Casa do Combatente de Caatinga”, realizou em 27 de novembro a primeira cerimônia de entrega do “Facão do Carcará”. A entrega ocorreu em um ambiente cercado de simbolismos, o Campo de Instrução Fazenda Tanque do Ferro (CIFTF), onde são forjados os Combatentes de Caatinga do Exército Brasileiro.

O Facão é um dos símbolos que compõe a mística em torno dos guerreiros que combatem sob o sol forte de um dos ambientes mais inóspitos do mundo, a caatinga. É concedido, exclusivamente, aos militares que concluíram com aproveitamento os Estágios realizados no Centro de Operações da Caatinga (CIOpC).

O ‘‘Facão do Carcará’’ é composto de uma lâmina fabricada em aço cromo molibdênio inoxidável. Carrega no pomo a cabeça de um carcará, esta ave de rapina que domina os céus da paisagem sertaneja age com perspicácia e oportunidade em seu instinto de sobrevivência, conseguindo resistir às agruras impostas pelo sol. Encravado em sua cruzeta, está o símbolo do então primeiro Curso de Operações na Caatinga, realizado em 2005, com o carcará ao centro, o escudo reluzente como o sol, com xique-xique nas laterais simbolizando a vegetação e com uma estrela em cima do escudo simbolizando o estabelecimento de ensino.

Tais características servem de inspiração para o espírito audaz que permeia os ideais do combatente de caatinga e o aproximam também da simplicidade dos humildes conhecedores desta rica paisagem seca.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página