CMNE realiza aprestamento da Força de Apoio à Defesa Civil
O evento, presidido pelo Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, aconteceu no Quartel-General...
Recife (PE) – O Comando Militar do Nordeste (CMNE), por intermédio da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), realizou, no dia 26 de fevereiro, um aprestamento de tropa no contexto da Força de Apoio à Defesa Civil. Os objetivos foram verificar as condições de uma tropa no valor subunidade para emprego em apoio à Defesa Civil, constituída por frações de Logística, Comando e Controle e Engenharia; promover a ampliação dos laços de integração com órgãos de Defesa Civil; e aplicar os ensinamentos colhidos ao longo dos últimos 05 (cinco) anos
O evento, presidido pelo Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, aconteceu no Quartel-General do Curado e reuniu os integrantes do Destacamento de Resposta Inicial (DRI), do Módulo Precursor Emergencial (MPE) e de órgãos governamentais.
Estiveram presentes os Oficiais Generais dos Grandes Comandos e Grandes Unidades do CMNE, o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Alexandre Rodrigues da Silva, o Secretário da Defesa Civil de Pernambuco, o Coronel BM Cássio Sinomar Queiroz de Santana, entre outros representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Municipal do Recife.
A implantação de uma Força de Apoio à Defesa Civil faz parte do Projeto Estruturante Novo Sistema Operacional Militar Terrestre, sob a gerência do Comando de Operações Terrestres (COTER), que tem a intenção de capacitar o Exército Brasileiro para atuar em casos de desastres. O projeto tem a finalidade de ampliar a capacitação da Força Terrestre em responder com presteza e efetividade nas situações de catástrofes, com a especialização dos recursos humanos e aprimoramento da doutrina.
A primeira fase do Projeto iniciou em 2014, no CMNE, e a previsão é que até 2022 os demais Comandos Militares de Área já tenham implantado essa capacidade.
Redes Sociais