Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Homenagem aos 400 anos da nomeação de Martim Soares Moreno Capitão-Mor do Ceará
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Homenagem aos 400 anos da nomeação de Martim Soares Moreno Capitão-Mor do Ceará

Em 1993, em homenagem ao primeiro capitão-mor do Ceará, a 10ª RM recebeu a denominação histórica de Região Martim Soares Moreno...

Fortaleza (CE) – Foi realizada no Comando da 10ª Região Militar (10ª RM), a abertura Oficial das comemorações dos 400 anos da carta que concedeu a então Capitania do atual Estado do Ceará em favor de Martim Soares Moreno. A carta é firmada pelo Rei Felipe II em 1619, em reconhecimento aos serviços heroicamente prestados na defesa do território brasileiro contra as invasões francesas e holandesas e pela amizade com os povos indígenas que já habitavam o Brasil.

Em 1993, em homenagem ao primeiro capitão-mor do Ceará, a 10ª RM recebeu a denominação histórica de Região Martim Soares Moreno. Em 10 de janeiro de 2018, o Congresso Nacional do Brasil decretou que o nome de Martim Soares Moreno ficasse inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, ao lado Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Brigadeiro Antônio de Sampaio, entre outros. Neste ano o Governo do Estado do Ceará sancionou Lei que institui o dia 26 de maio como Dia Martim Soares Moreno e o incluiu no calendário comemorativo oficial do estado.

No evento, realizado no auditório deste Comando, o General de Divisão Fernando José da Cunha Mattos, Comandante da 10ª RM recebeu uma reprodução do original da carta régia assinada em 1619, nomeando Martim Soares Moreno primeiro capitão-mor do Ceará e entregou a Medalha e Diploma Martim Soares Moreno às seguintes autoridades: Sr. Lúcio Gonçalo de Alcântara, antigo Governador de Estado do Ceará e Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, à Sra. Ana Cristina Pedroso, Vice-Cônsul de Portugal em Fortaleza e ao Sr. Wandocyr Edy Mori Romero, Presidente da Câmara Brasil – Portugal no Ceará.

A atividade contou ainda com a presença do General de Divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, assessor cultural do Comando da 10ª RM, e de José Augusto Bezerra, Presidente da Associação Brasileira de Bibliófilos do Brasil.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página