Comemoração do Dia da Infantaria e entrega de boinas aos novos Infantes na Guarnição de João Pessoa
A data foi marcada por uma solenidade voltada para os militares de Infantaria, da ativa e da reserva, com a presença de autoridades civis e militares...
João Pessoa (PB) - No dia 24 de maio, a tropa do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (15ºBI Mtz) “Regimento Vidal de Negreiros” entrou em forma no pátio do Heróis da Pátria, na Guarnição de João Pessoa (PB), para celebrar, mais uma vez, o Dia da Infantaria.
A data foi marcada por uma solenidade voltada para os militares de Infantaria, da ativa e da reserva, com a presença de autoridades civis e militares, familiares dos soldados do efetivo variável e uma grande representação de reservistas que prestaram o serviço militar obrigatório e temporário no “Batalhão dos Paraibanos” e encontram-se em diversas áreas da sociedade, além de outros convidados.
A solenidade, que teve como ponto principal a comemoração do aniversário da Arma de Infantaria, destacou a data de nascimento do Brigadeiro Antônio Sampaio, o “Bravo dos Bravos”, patrono da “Rainha das Armas”, que nasceu no dia 24 de maio de 1810, no remoto povoado de Tamboril-CE.
Na ocasião, foram prestadas diversas homenagens ao Patrono da Arma de Infantaria, o qual teve o seu busto guarnecido por militares caracterizando os variados tipos de Infantaria do Exército Brasileiro.
Durante a formatura, uma mochila e dois fuzis cruzados foram depositados no busto do Brigadeiro Antônio Sampaio. Participaram desta homenagem o paraibano, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), 2º Tenente Genival Máximo de Oliveira e o Cel R1 José Alberto Neves Tavares da Silva, militar de Infantaria mais antigo presente no evento. O ato se revestiu de um significado especial, pois o Cel R1 Tavares comandou o 15º BIMtz de 1982 à 1984.
Aproveitando a oportunidade, foi realizada a entrega da boina aos alunos do Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva (NPOR) e aos recrutas incorporados.
Na sequência, o Cel Alexandre de Lima Torres, Comandante do 15º BIMtz, destacou aspectos da vida do Patrono da Infantaria e o seu legado até os dias de hoje. Foi enfatizada, também, a importância e o significado da entrega da Boina aos alunos do NPOR e aos novos soldados de Infantaria. Em suas palavras finais, o Cel Lima Torres agradeceu a presença de todos os convidados, assim como os afilhados institucionais do 15º BIMtz: o Tiro de Guerra do Rio Tinto (TG 07-001); a Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Enéas de Carvalho (ECITEC); e de cerca de 450 (quatrocentos e cinquenta) reservistas que prestigiaram o evento.
Encerrando a solenidade, a tropa do “Batalhão dos Paraibanos”; o Tiro de Guerra do Rio Tinto; os alunos da Escola afilhada “Enéas de Carvalho”; e os diversos grupamentos de reservistas tiveram a oportunidade de prestigiar a “Rainha das Armas” com um vibrante desfile.
Redes Sociais