Dia dos Peacekeepers em João Pessoa
A cerimônia ocorreu na manhã do dia 30 de maio, no pátio de formaturas do Comando do 1º Grupamento de Engenharia...
João Pessoa (PB) - Na cidade de João Pessoa, o Dia Internacional dos Peacekeepers, 29 de maio, foi comemorado com uma solenidade militar, tendo a participação de efetivos de todos os quartéis da Guarnição e de Bayeux.
A cerimônia ocorreu na manhã do dia 30 de maio, no pátio de formaturas do Comando do 1º Grupamento de Engenharia, com a presença de representantes da Associação Brasileira dos Integrantes do Batalhão Suez e de outros militares que integraram Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), os chamados peacekeepers, também conhecidos como “boinas azuis”.
Durante a formatura, foi lida a Ordem do Dia do Peacekeeper's Day, emitida pelo Ministério da Defesa, que contextualizou a participação do Brasil ao longo de mais de sete décadas de Operações de Paz da ONU, resultando em um importante agregador de experiências para o emprego das Forças Armadas. O texto enfatizou, ainda, o engajamento brasileiro em nome da paz e da segurança internacional, tendo como características, além do profissionalismo e preparo, seu humanismo e empatia.
A data de 29 de maio, remonta ao ano de 1948, quando o Conselho de Segurança autorizou o envio de observadores militares ao Oriente Médio, com a finalidade de formar a Organização de Supervisão de Tréguas das Nações Unidas (UNTSO) para monitorar o Acordo de Armistício entre Israel e seus vizinhos árabes, o que consistiu na primeira missão de manutenção da paz da ONU.
Atualmente, são cerca de 46 mil civis, militares e policiais brasileiros que utilizaram o capacete azul em 41 Operações de Paz já realizadas pelas Nações Unidas.
Redes Sociais