Comando Militar do Nordeste comemora o Dia da Bandeira
Recife (PE) – No dia 19 de novembro, foi comemorado o Dia da Bandeira, no Quartel-General Forte Guararapes, com a presença de civis e militares. Representantes de diferentes organizações militares reuniram-se para a cerimônia, presidida pelo Comandante Militar do Nordeste (CMNE), General de Exército Richard.
Tradicionalmente, a cerimônia acontece ao meio-dia, horário em que a bandeira foi adotada em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, com a adaptação da Bandeira do Império Brasileiro, que teve o escudo imperial português substituído pelo globo representando o céu do Rio de Janeiro, local onde foi proclamada a República. Comemorar o Dia da Bandeira constituiu-se como mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira.
Entre os convidados, estavam alunos da Escola Municipal Chico Mendes, que reverenciaram o Pavilhão Nacional junto com a tropa representativa das organizações militares.
Nessa ocasião, houve a leitura da Ordem do Dia e a praça mais antiga do CMNE, o S Ten Barbosa, realizou a incineração da Bandeira Nacional. Em seguida, encerrando a cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Pavilhão Nacional.
A Bandeira do Brasil, em tempo de guerra ou de paz, une as pessoas, fortalece crenças e exalta o civismo. Assim, o objetivo da comemoração é cultuar a Bandeira Nacional, incinerar bandeiras inservíveis, realizar a doação de bandeiras às escolas e instituições da capital. Além disso, realizar a entrega de medalhas e condecorações a personalidades civis e militares.
Redes Sociais