Comando Militar do Nordeste homenageia a Força Expedicionária Brasileira durante jogo do Campeonato Brasileiro da Série B
Recife (PE) - O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou uma homenagem aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a partida entre Sport e América Mineiro, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, no último sábado, 13 de julho, na Arena Pernambuco.
Evento comemorou o dia 2 de julho de 1944, data que marca o embarque dos 5.000 pracinhas que integraram o 1º escalão de tropas brasileiras que se mudaram para a Itália, durante a 2ª Guerra Mundial, para defender a liberdade e a democracia.
No contexto da homenagem, foi realizada uma exposição dos uniformes e equipamentos utilizados pelas crianças durante a Campanha na Itália, bem como a Banda de Música do CMNE realizou uma apresentação no campo, incluindo a apresentação do Hino Nacional antes do início da partida. O destaque do evento foi a participação do Capitão Severino Gomes de Souza, 99 anos, veterano da FEB, que realizou o pontapé inicial.
Curiosidades sobre a FEB:
Batalha de Monte Castello - No contexto da participação da Força Expedicionária Brasileira nas batalhas da Segunda Guerra Mundial, 21 de fevereiro de 1945, data da Batalha de Monte Castello, a primeira vitória brasileira no conflito entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão é destacado.
Símbolo da FEB - No início da Segunda Guerra Mundial, como provocação, disseram que "era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra." Com a partida da Força Expedicionária Brasileira para a Itália, surgiu a ideia de usar o desenho de uma cobra fumegante como símbolo, espontaneamente entre os pequenos.
Logo após ...antes do início da partida.... os jogadores dos dois clubes entraram em campo usando a camisa que homenageia os 80 anos do embarque da FEB para o teatro de operações europeu.
Redes Sociais