Comando Militar do Nordeste realiza atividade em alusão ao Dia do Exército
O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, no dia 15 de abril, uma solenidade militar para celebrar o Dia do Exército, comemorado em 19 de abril. A atividade aconteceu de...
Recife (PE) - O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, no dia 15 de abril, uma solenidade militar para celebrar o Dia do Exército, comemorado em 19 de abril. A atividade aconteceu de forma restrita, apenas entre os militares que integram o Quartel-General do CMNE, seguindo todos os protocolos sanitários e diretrizes para a prevenção e combate à Covid-19.
Houve, também, entrega de Medalha da Ordem do Mérito Militar para militares e civil, que trabalham no Quartel-General do CMNE, como reconhecimento pelos relevantes serviços ao Exército.
Durante a atividade, foi apresentado o novo estandarte e foram entregues aos militares o novo distintivo de Comando do CMNE, aprovado pela Portaria do Departamento de Educação e Cultura do Exército nº 294, de 4 de novembro de 2020.
O Dia do Exército é comemorado na data em que aconteceu, pela primeira vez, a luta dos povos do Brasil contra a dominação estrangeira, em 1648, no Monte Guararapes. Essa batalha foi um marco histórico na formação de uma Força Armada genuinamente nacional que expulsou os invasores das terras brasileiras.
Sobre o novo distintivo do CMNE
O novo distintivo do Comando Militar do Nordeste reúne elementos representativos de sua área de atuação como a caatinga e o litoral, presentes em todos os Estados da região Nordeste. As oito estrelas dispostas no símbolo, representam os oito estados que o integram: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Elas estão justapostas na mesma proporção em que se encontram na Bandeira do Brasil, símbolo máximo da nossa Pátria.
Ao centro, surge o sabre, símbolo da Força Terrestre, com o destaque para o nome Guararapes, evocando duas batalhas de mesmo nome, uma em 1648 e outra em 1649, que uniram várias etnias em torno do ideal pátrio e culminaram com a expulsão dos invasores holandeses, fato histórico que se tornou o berço da nacionalidade brasileira e a origem do Exército Brasileiro.
Redes Sociais