Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comando Militar do Nordeste realiza atividade em alusão ao Dia do Exército
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comando Militar do Nordeste realiza atividade em alusão ao Dia do Exército

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, no dia 15 de abril, uma solenidade militar para celebrar o Dia do Exército, comemorado em 19 de abril. A atividade aconteceu de...

  • Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 08h34
  • Última atualização em Terça, 20 de Abril de 2021, 23h05

Recife (PE) - O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, no dia 15 de abril, uma solenidade militar para celebrar o Dia do Exército, comemorado em 19 de abril. A atividade aconteceu de forma restrita, apenas entre os militares que integram o Quartel-General do CMNE, seguindo todos os protocolos sanitários e diretrizes para a prevenção e combate à Covid-19.

Houve, também, entrega de Medalha da Ordem do Mérito Militar para militares e civil, que trabalham no Quartel-General do CMNE, como reconhecimento pelos relevantes serviços ao Exército.

Durante a atividade, foi apresentado o novo estandarte e foram entregues aos militares o novo distintivo de Comando do CMNE, aprovado pela Portaria do Departamento de Educação e Cultura do Exército nº 294, de 4 de novembro de 2020.

O Dia do Exército é comemorado na data em que aconteceu, pela primeira vez, a luta dos povos do Brasil contra a dominação estrangeira, em 1648, no Monte Guararapes. Essa batalha foi um marco histórico na formação de uma Força Armada genuinamente nacional que expulsou os invasores das terras brasileiras.

Sobre o novo distintivo do CMNE
O novo distintivo do Comando Militar do Nordeste reúne elementos representativos de sua área de atuação como a caatinga e o litoral, presentes em todos os Estados da região Nordeste. As oito estrelas dispostas no símbolo, representam os oito estados que o integram: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Elas estão justapostas na mesma proporção em que se encontram na Bandeira do Brasil, símbolo máximo da nossa Pátria.

Ao centro, surge o sabre, símbolo da Força Terrestre, com o destaque para o nome Guararapes, evocando duas batalhas de mesmo nome, uma em 1648 e outra em 1649, que uniram várias etnias em torno do ideal pátrio e culminaram com a expulsão dos invasores holandeses, fato histórico que se tornou o berço da nacionalidade brasileira e a origem do Exército Brasileiro.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página