Comando Militar do Nordeste realiza estágio com ênfase em Garantia de Votação e Apuração
O objetivo do estágio era nivelar conhecimentos para o planejamento e a execução de Operações de Coordenação e Cooperação com Agências com ênfase...
Recife (PE) – Entre os dias 19 e 23 de outubro, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) sediou o Estágio de Operações de Coordenação e Cooperação com Agências, com ênfase em Garantia de Votação e Apuração (GVA). A atividade, do Comando Militar do Nordeste (CMNE), contou com palestras ministradas por representantes da Justiça Militar, Tribunal Regional Eleitoral, Advocacia Geral da União e militares da Assessoria Jurídica do CMNE.
O objetivo do estágio era nivelar conhecimentos para o planejamento e a execução de Operações de Coordenação e Cooperação com Agências com ênfase em Operações de Garantia de Votação e Apuração, preparar os instrutores para o estágio de 2º nível, que ficará a cargo dos Grandes Comandos, Grandes Unidades e suas Organizações Militares, além de adestrar os participantes para esse tipo de operação que é corriqueira no âmbito do CMNE.
Dos conteúdos ministrados no auditório, destacam-se as regras de engajamento em caso de Operação de Garantia de Votação e Apuração, o emprego da Força Terrestre na GVA, com ênfase no Pleito Eleitoral de 2020 e na caracterização dos crimes militares, dentre outros temas inerentes ao emprego da tropa no referido período.
Entre os palestrantes estavam a Juíza- Auditora da 7ª Circunscrição de Justiça Militar; Maria do Socorro Leal; O diretor do TRE/PE, Orson Santiago Lemos e a advogada da União, Katarine Keit Guimarães Fonseca de Faria. Todos levantaram temas relacionados ao emprego da Força Terrestre no período eleitoral e seus impactos.
Redes Sociais