Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comando Militar do Nordeste recebe novo Comandante
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comando Militar do Nordeste recebe novo Comandante

O evento contou com descerramento da placa do Comandante da fotografia do General Pafiadache, Comandante Sucedido, na Galeria dos Ex-Comandantes e desfile de tropas militares, no Quartel-General do CMNE, localizado no Complexo do Curado, em Recife-PE.

Recife (PE) - O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, no dia 17 de agosto, a cerimônia de Passagem de Comando do cargo de Comandante Militar do Nordeste do General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache para o General de Exército Artur Costa Moura. O Comandante do Exército, o General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, presidiu o evento, que contou ainda com a presença do Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, entre outras autoridades civis e militares.

O evento contou com descerramento da placa do Comandante da fotografia do General Pafiadache, Comandante Sucedido, na Galeria dos Ex-Comandantes e desfile de tropas militares, no Quartel-General do CMNE, localizado no Complexo do Curado, em Recife-PE.

O General Pafiadache é natural da cidade de Quaraí, no Rio Grande do Sul. Assumiu o Comando do CMNE em 13 de agosto de 2014. Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria, no ano de 1976. Ascendeu ao posto atual, em julho de 2014. É bacharel em ciências militares, mestre em Operações Militares e possui os cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), de Comando e Estado-Maior – Altos Estudos Militares do Exército (ECEME), de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (ECEME) e de Especialização em Segurança Presidencial (CSI/PR).

Entre as atividades desempenhadas pelo CMNE, sob o comando do General Pafiadache estão o apoio à Secretaria de Saúde de Pernambuco no controle e combate ao mosquito Aedes aegypti; apoio à Prefeitura do Recife na desobstrução de vias públicas com a retirada de troncos e árvores caídas devido a tempestade ocorrida em 29 de janeiro; cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco nas atividades de recadastramento biométrico de eleitores; contribuição para a regularidade do processo eleitoral, executando apoio logístico e ações de Garantia da Lei e da Ordem, durante o processo de votação e apuração no ano de 2014; atuação na fiscalização e controle de empresas que armazenam, comercializam, transportam e/ou utilizam o Nitrato de Amônio, a fim de contribuir para a preservação da ordem pública; preparação do Batalhão de Força de Paz Haiti do 25º Contingente Brasileiro, emprego de tropas no Rio Grande do Norte na Operação Potiguar cooperando para estabilidade da ordem pública. Além disso, contribuiu para o aperfeiçoamento da execução do Programa de Distribuição Emergencial de Água Potável no Semiárido Nordestino (Operação Carro-Pipa).

Por seus relevantes serviços prestados durante a sua passagem pelo Nordeste, foi agraciado com o título de cidadão recifense, outorgado pela Câmara dos Vereadores do Recife. Deixa o Comando do CMNE para assumir a Chefia do Departamento-Geral do Pessoal do Exército (DGP), em Brasília-DF.

O General Moura é natural da cidade de Jequié, na Bahia. Antes de ser nomeado Comandante Militar do Nordeste, comandou a 6ª Região Militar. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria, em 14 de dezembro de 1978. Ascendeu ao posto atual em 31 de julho de 2016. É bacharel em ciências militares e entre os curso já realizados estão o de Aperfeiçoamento de Oficiais, de Comando e Estado-Maior, de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, MBA Executivo, na Fundação Getúlio Vargas, Pós-Graduação em Assessoramento Parlamentar e Relações Executivo-Legislativo (UNB) e Pós-Graduação em Ciência Política (UNB).

Por seus relevantes serviços à frente da 6ª Região Militar, recebeu dos baianos, a Medalha Thomé de Souza, oferecida pela Câmara de Vereadores de Salvador, e dos sergipanos recebeu o título de cidadão sergipano, outorgado pela Assembleia Legislativa daquele Estado.

 

 

 

       

                                                        

 

 

 

 

 


 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página