CPOR/R realiza atividade em homenagem ao 375º Aniversário da Batalha de Casa Forte
Em cerimônia reservada, foram concedidas Medalhas Heróis de Casa Forte a autoridades militares....
Recife (PE) – No dia 18 de agosto, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R), Centro Heróis de Casa Forte, realizou atividade em homenagem ao 375º Aniversário da Batalha de Casa Forte, ocorrida em 17 de agosto de 1645. A Batalha foi uma das mais notáveis vitórias pernambucanas na guerra contra o domínio externo, ocasião em que os invasores estrangeiros começaram a ser expulsos pelos patriotas pernambucanos/brasileiros que formaram a origem do nosso Exército, na união das três raças, o negro, o branco e o índio, ocasião em que o vocábulo “Pátria” foi utilizado pela primeira vez para se referir ao nosso Brasil.
Foram adotadas todas as medidas de proteção individual, tendo em vista a necessidade de se manter as medidas sanitárias de prevenção e combate a COVID-19, sem a presença de convidados.
Em cerimônia reservada, foram concedidas Medalhas Heróis de Casa Forte a autoridades militares, Comandantes de Organizações Militares e autoridades civis, entre elas, o Deputado Federal Augusto Coutinho, o General de Divisão Ivan Ferreira Neiva Filho, Comandante da 7 ª Região Militar e o General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada. A medalha é concedida pela Associação dos Oficiais da Reserva do Recife (AORE/Recife) como forma de reconhecimento àqueles que prestaram relevantes serviços à formação do Oficial da Reserva do Exército.
Encerrando a cerimônia, o Coronel Carrion, Comandante do CPOR/R, aproveitou a oportunidade para agradecer a presença de todos, e reiterou a importância do apoio constante de todas autoridades e destacou os relevantes serviços prestados à formação do Oficial da Reserva do Exército Brasileiro.
A vitória em Casa Forte contribuiu para que, a partir de 1645, os luso brasileiros passassem a controlar praticamente o interior do nordeste, reduzindo a presença estrangeira no Recife e em outras guarnições litorâneas. A insurreição rumava a passos largos e seguros para os Guararapes e para a Campina do Taborda, chegando à Restauração Pernambucana. O êxito na Batalha de Casa Forte refletiu positivamente na moral da tropa para a vitória nos Montes Guararapes, considerado o Berço da Nacionalidade e embrião do Exército Brasileiro.
Redes Sociais