6ª RM realiza Operação DÍNAMO IV como preparativo de segurança para Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016
Coordenada pelo Comando Logístico – COLOG, por intermédio da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), a Dínamo IV tem por objetivo cooperar com as ações preparatórias para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Rio 2016, de acordo com a missão constitucional atribuída à Força Terrestre, tendo a finalidade de intensificar...
Salvador (BA) O Exército Brasileiro está realizando, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, a Operação Interagências Dínamo IV em todo o território brasileiro. No âmbito da 6ª Região Militar (6ª RM), essa operação está sendo executada pelas equipes de Fiscalização de Produtos Controlados, integrantes do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), no exercício do Poder de Polícia Administrativa, com a participação dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP), como a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Civil e Militar dos estados da Bahia e de Sergipe, além de agências governamentais dos estados envolvidos.
Coordenada pelo Comando Logístico – COLOG, por intermédio da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), a Dínamo IV tem por objetivo cooperar com as ações preparatórias para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Rio 2016, de acordo com a missão constitucional atribuída à Força Terrestre, tendo a finalidade de intensificar a fiscalização e o controle da produção, armazenamento, comercialização, transporte e utilização de explosivos e produtos correlatos em prol da garantia da segurança da sociedade antes e durante os grandes eventos de proporção internacional já programados para este ano.
Os alvos desta operação são as organizações cadastradas para o manuseio de produtos controlados e fiscalizadas na área da 6ª Região Militar. A Operação Dínamo, desde 2013, vem alcançando, anualmente, resultados progressivos, com o apoio da Operação Rastilho (2015) e da Operação Azoto (2016). Conforme o gráfico apresentado, o primeiro quadrimestre de 2016 apresentou 45% de redução no uso indevido de explosivos em terminais de autoatendimento, no estado da Bahia, comparado ao mesmo período do ano passado. A intensificação das fiscalizações é importante para que esses resultados sejam sempre positivos.
Redes Sociais