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Engenharia do Exército garante qualidade e sustentabilidade em obras na BR-222 no Piauí

Além disso, esta tecnologia também proporciona economicidade ao processo executivo da obra...

  • Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2020, 11h15
  • Última atualização em Sexta, 26 de Junho de 2020, 14h19

Esperantina (PI) - Reciclando o pavimento de um trecho que engloba três rotatórias na rodovia BR-222/PI, no município de Esperantina (PI), o 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC) reutiliza 100% do material preexistente e danificado da própria pista e reaplica-o no solo, deixando-o em condições de já receber a camada final de asfalto. Com isso, elimina-se a necessidade de importar novos agregados em um processo que envolveria novas aquisições, tanto de insumos, quanto de serviços de transporte e aplicação na pista.

Além disso, esta tecnologia também proporciona economicidade ao processo executivo da obra, ao dispensar a extração e aquisição de novos insumos e a destinação ambientalmente correta do material primitivo que se tornaria “expurgo”. Elimina também o emprego de outros equipamentos, que fariam o processo tradicional de extração, carregamento, transporte e a aplicação na pista.

O referido serviço, denominado reciclagem asfáltica a frio in situ (no local), é feito por um equipamento específico chamado Recicladora de Asfalto (RA), que possui um cilindro especial para corte e trituração, não somente da camada asfáltica, mas também da camada inferior de base granular da pista. Este cilindro é dotado de dentes de corte especiais de aço, com ponta de tungstênio de alta resistência. Desta forma, com uma passada única, a RA, acoplada a um caminhão-pipa, corta o pavimento danificado, tritura-o e, após um processamento interno na máquina, mistura, homogeniza e reaplica todo o material tratado na pista para, em seguida, ser compactado, aplainado e coberto com a camada final de asfalto.

Com extensão de 1,2 km, o trecho engloba três rotatórias que permitem a intersecção do anel viário para as cidades de Esperantina (PI), São João do Arraial (PI) e Matias Olímpio (PI). Esta obra é uma antiga demanda da população local e tem grande importância na velocidade, segurança e capacidade de tráfego na região. Tal trecho faz parte de um Plano de Trabalho que contempla todos os serviços de manutenção em 102 km na rodovia BR-222/PI, coordenados pelo 1º Grupamento de Engenharia, de acordo com Termo de Execução Descentralizada entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e o Exército Brasileiro.

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