Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Exército Brasileiro testa Módulo de Energia de Campanha em Operação Militar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Exército Brasileiro testa Módulo de Energia de Campanha em Operação Militar

  • Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 15h12
  • Última atualização em Sexta, 13 de Outubro de 2023, 10h47

Brasília (DF) – Pela primeira vez, o Exército Brasileiro testou seu protótipo de Módulo de Energia de Campanha (MEC) em condições operacionais de emprego da tropa. Trata-se de um sistema de energia fotovoltaica, de pequeno porte, que dispensa conexão com energia de concessionária – um projeto do Departamento de Engenharia e Construção, em Brasília (DF). O desempenho do MEC foi avaliado durante a Operação Guararapes, exercício de adestramento em curso no Comando Militar do Nordeste.
No dia 2 de outubro de 2023, o General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, Comandante Militar do Nordeste, assistiu a uma demonstração do emprego do MEC no decorrer de um Apronto Operacional da Operação Guararapes, realizado no 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Bayeux (PB). Depois disso, o Módulo foi transportado para a cidade de Nazaré da Mata (PE), onde disponibilizou energia para as instalações do Posto de Comando da 7ª Divisão de Exército até a tarde de 4 de outubro.
Esse sistema fotovoltaico de campanha possui autonomia e flexibilidade para atender diversos equipamentos elétricos simultaneamente. Possui, ainda, um transformador para disponibilizar energia elétrica nas tensões de 127V e 220V, o que permite seu emprego em qualquer região do Brasil.
Além da avaliação do emprego do MEC em condições operacionais, a iniciativa teve como objetivo permitir, ao Exército Brasileiro, a definição de critérios técnicos de operacionalização e desempenho quanto à geração e ao armazenamento de energia fotovoltaica em operações militares, buscando, assim, minimizar impactos ambientais durante o emprego da tropa.

  

  

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página