Escola de Formação de Complementar do Exército realiza solenidade de encerramento de curso
A solenidade foi presidida pelo General de Divisão Joarez Alves Pereira Júnior, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exércio (DECEx)...
Salvador (BA) - Em 28 de outubro, a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) realizou a solenidade de diplomação e encerramento do Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior (CGAEM), que contou com a presença de autoridades, familiares e convidados.
A solenidade foi presidida pelo General de Divisão Joarez Alves Pereira Júnior, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exércio (DECEx), e prestigiada pelo General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, antigo Ministro-Chefe de Gabinete da Segurança Institucional da Presidência da República; pelo General de Exército Mário Sérgio Rodrigues de Mattos, antigo Chefe do Departamento-Geral de Serviços (atual Comando Logístico); e pelo General de Divisão Marcos André da Silva Alvim, Comandante da 6ª Região Militar; entre outras autoridades militares e civis.
Durante o evento, foi feita a entrega de prêmios e diplomas aos concluintes da 28ª Turma do CGAEM e o descerramento da placa da turma formada na EsFCEx. Destacaram-se no curso, na fase de ensino a distância, o Tenente-Coronel Everton Conceição Soares, que além das premiações recebeu o Diploma do DECEx de melhor Trabalho de Conclusão de Curso; e na fase presencial, o Major Flávio Henrique Sobreira, por ter obtido o maior grau do curso, tendo recebido prêmios e uma placa de homenagem, ofertada pelo DECEx.
Durante 13 anos, o CGAEM funcionou na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), mas, desde 2018, a fase presencial do curso passou a ser realizada na EsFCEx. A primeira fase do curso foi realizada na modalidade ensino a distância, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Administração Pública, conduzida pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas. A fase presencial do curso iniciou-se em 12 de agosto, com duração de 12 semanas de instrução, nas quais os 56 oficiais alunos, oriundos de diversas Organizações Militares do País, receberam instruções sobre assuntos específicos das áreas de Logística e Mobilização, Orçamento e Finanças, Gestão de Pessoal e Comunicação Social. a fim de desenvolverem competências para o assessoramento de Estado-Maior.
Para a multiplicação do conhecimento sobre a importância do acompanhamento do processo de comunicação, direcionado aos diversos públicos de interesse da instituição, na semana anterior ao término do Curso, os oficiais receberam a instrução de Comunicação Social por meio de uma equipe formada por integrantes do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) e do Centro de Estudos de Pessoal (CEP/FDC), que proporcionou a percepção teórica e prática acerca do assunto com exercícios interativos e de media training.
Redes Sociais