Exército conclui revitalização das margens do Rio São Francisco no interior da Bahia
Com extensão aproximada de 2.800 metros, a revitalização foi iniciada em 2016, na qual foram realizados serviços de contenção de barrancos, por meio de regularização por taludamento da margem, sendo a base protegida...
Barra (BA) - Sob a coordenação do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), militares do 4º Batalhão de Engenharia de Construção, com sede em Barreiras (BA), finalizam a operação de Revitalização das Margens do Rio São Francisco no Distrito de Itacoatiara, município de Barra, no interior do Estado da Bahia. O trabalho é fruto de um Termo de Execução Descentralizada de Crédito, celebrado entre o Ministério da Defesa e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).
Com extensão aproximada de 2.800 metros, a revitalização foi iniciada em 2016, na qual foram realizados serviços de contenção de barrancos, por meio de regularização por taludamento da margem, sendo a base protegida por trincheiras, feitas com sacos de solo-cimento biodegradáveis, e o corpo, protegido por biomanta e semeadura vegetal. Além disso, ao longo do trecho, foram recuperadas Áreas de Preservação Permanente (APP), a partir do plantio de mudas nativas e foram construídos acessos ao rio para o uso da população ribeirinha e de animais, denominados aguadas.
Por último, foi realizada a drenagem e a pavimentação de 720 metros em piso de blocos de concreto intertravados, com calçada, na área urbana de Porto Novo.
Durante a execução da obra, houve o emprego de um efetivo total de 80 militares e de 35 viaturas e equipamentos do Exército Brasileiro.
A preservação das margens gera uma melhoria da qualidade e da quantidade de água do Rio São Francisco na região revitalizada, onde é possível controlar os processos erosivos e, consequentemente, assoreamentos, mantendo uma vazão adequada e aumentando a navegabilidade. Isto representa grandes benefícios para o meio ambiente e para a comunidade local, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável.
Redes Sociais