Exército encena evento da Primeira Guerra Mundial no Ceará
Em decorrência da Primeira Guerra Mundial e, em resposta aos ataques de submarinos do império alemão a navios brasileiros...
Fortaleza (CE) - A Fortaleza Nossa Senhora da Assunção tem suas origens no Forte Shoonenborch (1649-1654), construído pelos holandeses e rebatizado com o nome Nossa Senhora da Assunção, em sua homenagem, quando ocupado pelos portugueses, em 1654. Ao longo de sua existência o forte abrigou várias unidades militares, não mais existentes na atualidade. Hoje, a Fortaleza abriga o Comando da 10ª Região Militar (10ª RM), Região Martim Soares Moreno, bem como a Companhia de Comando desta Região Militar.
Em decorrência da Primeira Guerra Mundial e, em resposta aos ataques de submarinos do império alemão a navios brasileiros, foram criadas e desdobradas, de forma preventiva, baterias de artilharia ao longo do nosso litoral, em particular no nordeste, ocupando as fortificações existentes, visando ampliar a defesa costeira do país.
Aqui em Fortaleza foi criada, em 1917, a 1ª Bateria Independente do 3º Distrito de Artilharia de Costa, utilizando também o uniforme histórico, advindo da 6ª Bateria de Artilharia Independente, aquartelada no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro - RJ. Este uniforme foi instituído pela Portaria nº 1.355, de 30 de agosto de 2019, o qual passou a ser ostentado pela Companhia de Comando da 10ªRM. Foi a primeira apresentação deste uniforme em solenidade.
Para rememorar este fato histórico, ocorreu um cerimonial militar da arriação do Pavilhão Nacional e uma demonstração de peça histórica de artilharia, com a presença do Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos e do Prefeito Municipal de Fortaleza, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, além de convidados. A atividade tem o objetivo de integrar, no futuro, o roteiro cultural e histórico da cidade de Fortaleza, como forma de cultuar os feitos históricos do Exército Brasileiro.
Redes Sociais