Forças Especiais realizam infiltração tática no contexto da Operação Guararapes 2022
Paulo Afonso (BA) – No contexto da Operação Guararapes 2022, elementos do 1⁰ Batalhão de Forças Especiais (1º BFEsp) realizaram, em 11 de agosto, infiltração em território "inimigo" simulado, por meio de Salto Livre Operacional (SLOP).
A situação fictícia montada para o adestramento das tropas nesse exercício de grande vulto, que envolve todos os Grandes Comandos subordinados ao CMNE, indicou a necessidade de ações de elementos de Forças Especiais, como preparação ao avanço das tropas convencionais, o que foi desencadeado com a infiltração tática desses elementos.
A infiltração se deu com a utilização de aeronave de asa rotativa, a partir de uma altitude de 12.000 pés, seguida de navegação com velame aberto até a Zona de Lançamento (ZL) planejada, sem nenhum balizamento de solo. Na ocasião, o destacamento utilizou colaboradores locais no apoio para a ocultação do material de salto, simulando as características encontradas em operações reais dessa natureza.
A participação de tropas do Comando de Operações Especiais na Operação Guararapes 2022, ratifica a elevada capacidade de coordenação e controle de tropas, no amplo espectro das operações militares, por parte da 7ª Divisão de Exército (7ª DE), Grande Comando Operacional do CMNE, reativado em outubro de 2021.
Redes Sociais