Manobra Patrimonial autoriza inicio das obras do “Eixo Quartel” em Maceió
A Manobra Patrimonial visa ampliar a malha rodoviária do Estado, com as ligações de vias urbanas, na faixa de terras pertencentes a União.
Maceió (AL) - No dia 28 de julho, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz) – Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca, sediou a solenidade na qual o governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, assinou a Ordem de Serviço para o início das obras do Eixo Quartel, uma das construções preliminares que antecede a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), na Avenida Fernandes Lima, em Maceió.
A Manobra Patrimonial visa ampliar a malha rodoviária do Estado, com as ligações de vias urbanas, na faixa de terras pertencentes a União. O Estado de Alagoas se comprometeu a indenizar a União pela área adquirida, depositadas em conta específica do Fundo do Exército/Departamento de Engenharia e Construção (FEx/DEC). Ainda na negociação, o Executivo Estadual executará por administração direta, obras de interesse do Comando do Exército e complementares ao empreendimento.
Na oportunidade, o Comandante do Batalhão, o Coronel Julio Cesar Macário, além de mensurar a importância da obra para os maceioenses, também ressaltou as principais atividades socioculturais desenvolvidas pelo 59º BI Mtz perante a sociedade alagoana, permitindo uma maior aproximação com a Força Terrestre.
São destaques evidenciados pelo Comandante o Programa Emergencial de Combate aos Efeitos da Seca, “Operação Pipa Carro-Pipa”, caracterizando a mão amiga do Exército Brasileiro no interior do Estado, onde atualmente 36 municípios do semiárido e cerca de 175.000 alagoanos são beneficiados com a distribuição de água potável em suas comunidades; Programa Forças no Esporte “PROFESP”, desenvolvido pelo Ministério da Defesa com outros órgãos federais, o programa Forças no Esporte busca promover a integração social e o desenvolvimento humano por meio da prática esportiva. Em Maceió, o trabalho empreendido pelo 59º BI Mtz, beneficia crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos.
Redes Sociais