Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Ministro da Defesa visita Comando Militar do Nordeste e Comando Conjunto Nordeste
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ministro da Defesa visita Comando Militar do Nordeste e Comando Conjunto Nordeste

O Comando Conjunto Nordeste, ativado pelo Ministério da Defesa, no contexto do emprego das Forças Armadas contra a Covid-19...

  • Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2020, 09h23
  • Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 14h18

Recife (PE) – O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, esteve nesta terça-feira (16), em Pernambuco, para acompanhar o andamento das atividades do Comando Conjunto Nordeste, no contexto da Operação Covid-19. Na ocasião, foi recebido pelo Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes e pelo Comandante do Comando Conjunto Nordeste, General de Divisão Ivan Ferreira Neiva Filho.

O Ministro visitou o Centro de Coordenação de Operações, onde participou de um briefing a respeito dos detalhes da Operação que já contabiliza quase três meses de atuação, com ações de combate ao novo coronavírus e em favor da população dos Estados de Pernambuco, Ceará, Piauí, Alagoas e Sergipe.

Em seguida, esteve no Hospital de Campanha, na 7ª Região Militar (7ª RM), quando pode verificar as capacidades oferecidas pela instalação em uma possibilidade de desdobramento real; participou de um aprestamento da Equipe de Desinfecção de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN); e de uma equipe de distribuição de alimentos.

“A impressão em relação às ações de combate ao Coronavírus é a melhor possível. As atividades desenvolvidas, as potencialidades, o balanço apresentado das atividades implementadas são muito significativos. O Comando Conjunto Nordeste integrado pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira estão de parabéns.” afirmou o Ministro.

Operação Covid-19

O Comando Conjunto Nordeste, ativado pelo Ministério da Defesa, no contexto do emprego das Forças Armadas contra a Covid-19, executa, desde o mês de março, ações integradas visando reforçar medidas de segurança, bem-estar e prevenção contra o novo coronavírus, em favor da população brasileira.

Com quase 90 dias de atuação, realizou apoio logístico aos diversos organismos de saúde nas esferas, municipal, estadual e federal. Foi realizado o transporte de materiais e equipamentos num total de 770 Toneladas; a distribuição de cestas básicas e kits de alimentação totalizaram 729 Toneladas; 175 militares especializados realizaram desinfecção em 743 instalações, desde escolas e hospitais até estações de metrô e aeroportos, contribuindo para reduzir a probabilidade de contágio de cerca de 900 mil pessoas que diariamente circulam nos transportes públicos das cidades nordestinas; 1.200 militares participaram de forma voluntária da campanha de doação de sangue, entre outras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página