Exército Brasileiro atua na situação de violência do Rio Grande do Norte
No dia 04 de agosto, foi realizado um apronto operacional com a presença do Ministro da Defesa, Raul Jungmann.
Natal (RN) - Em razão do recrudescimento das ações de criminosos no Estado do Rio Grande do Norte, o Exército Brasileiro foi convocado para atuar na Garantia da Lei e da Ordem na Região Metropolitana de Natal. O emprego da Força Terrestre, temporário e episódico, iniciou na noite do dia 3 agosto, com tropa na rua, e a previsão é de permanecer até o dia 16 de agosto, para a preservação da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio.
No dia 04 de agosto, foi realizado um apronto operacional com a presença do Ministro da Defesa, Raul Jungmann, do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, entre outras autoridades militares e civis.
Aproximadamente 1.200 militares (sendo 920 do Exército, 220 da Marinha e 60 da Força Aérea) participam da chamada Operação Potiguar e atuam nos pontos mais sensíveis em toda a área da região metropolitana de Natal.
O emprego das Forças Armadas foi uma solicitação do Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, autorizada pelo Presidente da República interino, Michel Temer. O efetivo conta com tropas de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A Operação Potiguar é comandada pelo Exército Brasileiro e conta com efetivos da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e de órgãos de segurança pública nas esferas federal e estadual. Todos esses órgãos e instituições trabalham de maneira integrada e em cooperação, utilizando as boas práticas empregadas nas operações interagências.
Redes Sociais