Palestra para militares do CMNE lembra história da Tomada de Monte Castelo
Como forma de sempre lembrar e ressaltar o feito dos “pracinhas” que lutaram pela pátria, o Comando Militar do Nordeste realizou uma palestra a respeito do tema...
Recife (PE) – O mês de fevereiro, mais especificamente o dia 21, marca um importante feito histórico para o Exército Brasileiro: a Tomada de Monte Castelo. A data, no contexto da Segunda Guerra Mundial, remonta à vitória dos aliados ao Brasil, a derrota dos alemães e a tomada de um ponto estratégico no contexto daquele conflito.
Como forma de sempre lembrar e ressaltar o feito dos “pracinhas” que lutaram pela pátria, o Comando Militar do Nordeste realizou uma palestra a respeito do tema, com a participação dos militares. A atividade foi conduzida pelo Tenente-Coronel Herbston, que abordou a saga da Força Expedicionária Brasileiro rumo à vitória em Monte Castelo.
A Tomada de Monte Castello ocorreu na fase final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. Ela marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito e arrastou-se por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante os quais se efetuaram sucessivos ataques, com grande número de baixas brasileiras devido a vários fatores. Quatro dos ataques não tiveram êxito, mas chegou a seu fim em 21 de fevereiro de 1945, com a vitória das tropas brasileiras.
Redes Sociais