Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes Aegypti
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes Aegypti

Após a solenidade, os comboios dos militares seguiram pelos bairros do Recife para visitar residências e estabelecimentos comerciais...

 

(Recife-PE) Uma formatura no Comando da 7ª Região Militar (7ª RM) marcou o início das atividades do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes Aegypti, neste sábado, dia 13 de fevereiro, em Pernambuco. No Estado, aproximadamente sete mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica uniram esforços a agentes estaduais e municipais de saúde e segmentos da sociedade com o objetivo de conscientizar a população quanto a gravidade do problema, na certeza de que um mosquito não é mais forte do que o país inteiro unido em prol de combater os focos de proliferação.

Após a solenidade, os comboios dos militares seguiram pelos bairros do Recife para visitar residências e estabelecimentos comerciais e entregar o material informativo da Campanha Zika Zero. Os militares também alertaram quanto a responsabilidade de cada um na questão do enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, chinkungunya e zika vírus.

A Ministra do Desenvolvimento Social e de Combate a Fome, Tereza Campelo, o Comandante do Exército, General Villas Bôas, o Comandante Militar do Nordeste, General Pafiadache, o Comandante do II Comando Aéreo Regional, o Major Brigadeiro do Ar Volkmer, e o Capitão dos Portos de Pernambuco, o Capitão de Mar e Guerra Petrille receberam a imprensa para uma entrevista coletiva e, em seguida, saíram em direção ao bairro Jardim São Paulo onde as autoridades falaram com os moradores e se uniram na sensibilização da população.

Combate ao Mosquito: Dentro dessa perspectiva de combate ao mosquito na Campanha Zika Zero, no período de 29 de janeiro a 04 de fevereiro de 2016, o CMNE intensificou as ações nas Organizações e Vilas Militares, onde foram realizados mutirões de limpeza com o objetivo de enfrentar a proliferação dos focos, além de palestras para a conscientização e motivação do público interno.

Os militares do Ministério da Defesa ainda participarão de um Mutirão de Erradicação de Focos de Proliferação do Aedes aegypti, que está previsto para acontecer de 15 a 18 de fevereiro de 2016, junto à população das áreas urbanas de maior risco.

Além disso, as Forças Armadas integrarão uma grande mobilização escolar, nas redes públicas e privadas, sob a coordenação do Ministério da Educação, em colaboração com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais, com o objetivo de ampliar a disseminação de informações a respeito da gravidade do problema, dos males causados pelo mosquito, do grau de responsabilidade de cada um dos brasileiros e dos procedimentos a serem adotados para cooperar e participar desta campanha nacional.

Campanha Contínua - Desde o dia 7 de dezembro de 2015, o Comando Militar do Nordeste também está participando do esforço de combate ao mosquito nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, em apoio aos Governos Estadual e Municipal. Aproximadamente 2.400 militares do Exército Brasileiro, no Nordeste, receberam capacitação e foram designados para atuar como agentes de endemia, em conjunto com os agentes estaduais e municipais de saúde. As equipes percorrem casas, diariamente, das 8h às 17h, para identificar os focos do mosquito, aplicar larvicidas em locais de água parada e orientar a população a respeito dos riscos do Aedes aegypti.

 

 


 

 

 

 

 

 



 

registrado em:
Fim do conteúdo da página