Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Tropas do CMNE prosseguem no apoio à população na Região Metropolitana do Recife
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Tropas do CMNE prosseguem no apoio à população na Região Metropolitana do Recife

  • Publicado: Terça, 31 de Maio de 2022, 10h38
  • Última atualização em Terça, 31 de Maio de 2022, 14h37

Recife (PE) – No dia 30 de maio, o Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Nordeste (CMNE), prosseguiu nas ações de apoio à população atingida pelos efeitos das fortes chuvas em Pernambuco. No terceiro dia de operações ininterruptas, as tropas atuaram em diferentes localidades, auxiliando os Órgãos de Segurança Pública e de Defesa Civil na busca e resgate de vítimas soterradas por deslizamentos de barreiras e desabamentos. Em sistema de substituição, militares do 7º Grupo de Artilharia de Campanha e do 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado participaram das buscas por vítimas soterradas em Camaragibe, na localidade do Areeiro; no Curado III, em Jaboatão dos Guararapes; e no Ibura, bairro do Recife.

Em Camaragibe, militares participaram das buscas por duas vítimas desaparecidas depois do deslizamento de uma barreira. A missão de resgate tem sido desenvolvida com uso de maquinário especializado de engenharia, para remoção de lama e entulhos, nos pontos mais afastados do local de desabamento. Entretanto, na área exata onde ocorreu o colapso, é necessário o emprego de trabalho manual, pela instabilidade do terreno. As buscas prosseguiram no período noturno.

Na comunidade de Bola de Ouro, no bairro do Curado III, em Jaboatão dos Guararapes, a Sudoeste da Região Metropolitana do Recife, a operação de ajuda humanitária priorizou as buscas por pessoas desaparecidas. O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco contabilizava seis pessoas soterradas na localidade. Quatro foram encontradas, infelizmente sem vida, e outras duas permanecem desaparecidas. Devido à instabilidade no terreno na área colapsada, as equipes de busca atuaram com restrições ao uso de maquinário para escavação. Desse modo, o trabalho da tropa seguiu de forma manual e com pausas nos momentos de chuvas, por questão de segurança.
Na comunidade Vila dos Milagres, bairro do Ibura, no Recife, os militares auxiliaram os Órgãos Estaduais e Municipais nos esforços conjuntos de busca por seis vítimas, ainda desaparecidas, sob os escombros de um deslizamento. Diante das características do terreno, com excesso de umidade, persiste a dificuldade em utilizar o maquinário de escavação, por conta da instabilidade e consequente risco de desabamento. As buscas prosseguiram com o trabalho manual das equipes.

 

 

 

 

  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página