Workshop debate temática da água e da seca no semiárido brasileiro
Durante a programação, constaram palestras sobre o programa de perfuração de poços artesianos e o Programa Emergencial de distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Carro-Pipa) desenvolvidos pelo Exército Brasileiro...
Recife (PE) – O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou de 20 a 22 de setembro, no Quartel-General, no Curado, um workshop com o tema “A gestão de água para o consumo humano no semiárido brasileiro”.
O General de Exército Artur Costa Moura, Comandante Militar do Nordeste, participou da abertura oficial do evento que contou ainda com a participação de representantes de vários órgãos ligados a questão da água, a exemplo do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), entre outros.
Durante a programação, constaram palestras sobre o programa de perfuração de poços artesianos e o Programa Emergencial de distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Carro-Pipa) desenvolvidos pelo Exército Brasileiro. A seca no semiárido e seus impactos, bem como a vigilância e o controle da água, além do debate de estratégias e ações em caso de situações de desastre naturais por estiagem e seca também foram temas discutidos.
O objetivo do workshop foi integrar esforços dos diversos órgãos que trabalham com recursos hídricos e propor ações de mitigação dos efeitos da estiagem e seca sobre a qualidade da água para consumo humano no semiárido do Brasil. Além disso, discutir desafios da vigilância da qualidade da água e propor ações para superá-los, analisar o cenário atual dos efeitos da estiagem, compreender os impactos causados pela seca, conhecer as ações realizadas pelos órgãos e identificar oportunidades educativas e de comunicação que assegure a participação da população no enfrentamento do problema.
Redes Sociais